Montes Claros se prepara para receber neste sábado, 26, na Praça Dr. Carlos Versiane, das 9h às 16h, um dos eventos mais importantes do calendário de saúde preventiva da região: a Virada Oncológica, promovida pela ASPEC (Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer). A ação, realizada com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e diversas instituições parceiras, como a FUNORTE, tem como foco principal o diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço, além de levar orientações e cuidados gratuitos para a população.
Entre as apoiadoras da iniciativa está a cirurgiã-dentista Zélia Martins Pereira, que mora em Montes Claros desde 1982 e possui uma longa trajetória na área da saúde há 30 anos. Hoje, é presidente do Núcleo de Saúde Bucal para Pacientes Internados, projeto implantado no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), seguindo diretrizes do programa Valora Minas.
O objetivo do núcleo é oferecer suporte odontológico aos pacientes hospitalizados, reduzindo o risco de pneumonias associadas à ventilação mecânica, o tempo de internação, custos hospitalares e encaminhando casos suspeitos de câncer para hospitais de referência.
Zélia destaca a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal:
"O cigarro é um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão e de cavidade oral. O consumo de álcool, a infecção pelo HPV, bem como hábitos de higiene inadequados e a infecção
também aumentam significativamente os riscos de doenças periodontais e até de câncer", alerta.
Ações gratuitas e cuidados preventivos
Durante a Virada Oncológica, serão oferecidos gratuitamente exames de sangue, consultas médicas, avaliação odontológica, testes de PSA, encaminhamentos para mamografias, teste do olhinho e outras ações preventivas. Os procedimentos e biópsias que não puderem ser realizados no local serão encaminhados para hospitais de referência.
Além disso, haverá uma equipe de cabeleireiros para receber doações de cabelo, que serão usadas na confecção de perucas para pacientes em tratamento quimioterápico.
Mobilização regional
A realização do evento só é possível graças ao engajamento de diversas instituições, como Unimontes, HUCF, Hospital Dilson Godinho, FUNORTE, Hospital das Clínicas, Laboratório de Pesquisa, Sindicato dos Comerciários, além da médica Dra. Cristina Durães e outros parceiros.
A Virada Oncológica nasceu da iniciativa de Marcelo Pedroso e sua esposa Kátia, que transformaram a dor da perda de um irmão em um movimento de solidariedade para ajudar quem enfrenta a luta contra o câncer.
"Nosso objetivo é acolher, orientar e acompanhar as pessoas, incentivando o autocuidado e garantindo acesso ao diagnóstico precoce, que salva vidas", reforça Zélia Martins.
A ASPEC é uma entidade sem fins lucrativos e convida toda a população de Montes Claros e região a participar dessa corrente de prevenção, solidariedade e amor ao próximo.
UM DIA PARA SALVAR VIDAS
Marcelo Pedroso, natural de Belo Horizonte, é presidente da ASPEC – Ação Solidária às Pessoas com Câncer, instituição que há 13 anos oferece assistência social a pacientes oncológicos.
"Estamos em Montes Claros para realizar a primeira Virada Oncológica, com o objetivo de promover consultas e exames gratuitos para toda a população de Montes Claros e região. Nossa meta é diagnosticar o câncer precocemente, garantindo que o paciente seja encaminhado à rede de saúde e tenha acesso ao tratamento em tempo hábil, evitando que tantos casos cheguem em estágios avançados da doença, quando as chances de cura são reduzidas. Sabemos o quanto é essencial manter hábitos de vida saudáveis, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, além de praticar atividades físicas e adotar uma alimentação equilibrada", destacou.
Participe deste momento tão importante: vá e leve um acompanhante. Será apenas um dia, mas que pode salvar a sua vida!
Zélia Martins Pereira, cirurgiã-dentista
Marcelo Pedroso, presidente da ASPEC – Ação Solidária às Pessoas com Câncer