Drikka Queiroz

Raquel celebra 60 anos

Publicado em 26/07/2024 às 19:00.

Quarta-feira,24/7 a reitora da Funorte, pedagoga e médica Raquel Muniz recebeu o carinho de seus familiares, do marido Ruy Muniz, dos filhos, noras, netas, amigos e colaboradores do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, da Funorte, Indyu, Ímpar e demais escolas. A noite foi muito especial, repleta de alegria, celebração e amor, pois era o dia seu aniversário! Sua presença iluminava a vida daqueles ao seu redor. E como sempre brincava de ser criança ao dançar todos os ritmos e estilos musicais.

Feliz aniversário, Raquel! Que seus dias sejam tão especiais quanto você é para todos nós e que Deus continue iluminando muito a sua vida.

Durante a festa conversamos com alguns convidados. Confira o que eles disseram:

“A celebração da vida de Raquel Muniz foi uma noite mágica, repleta de momentos inesquecíveis. Cada detalhe refletia a personalidade única, intensa, profunda e acolhedora da estimada aniversariante. Foi um festival de valorização da cultura da nossa região refletida na rica e saborosa gastronomia regional, na exposição de artesanato, na música e apresentação de diversos grupos folclóricos. Tudo divinamente preparado e oferecido aos convidados. Uma festa de valorização da cultura norte mineira. Raquel é suas raízes em tudo que faz, fala e vive. Ela é sertão, Montes Claros, Morrinhos, é Norte de Minas em tudo que faz e vive. Sendo que o maior destaque desta noite mágica foi sem dúvida nenhuma a presença de Raquel Muniz, que contagia com sua energia de dançar, falar, cantar, abraçar, agradecer e fazer com que todos sintam amados. A preciosidade do momento sem dúvida nenhuma foi realçada com a nobre e generosa aniversariante sendo parabenizada pelos familiares e inúmeros amigos “disse a professora universitária Cleia Maria Almeida Prado.

Já a professora Maria Mabel Costa dos Santos disse que acompanha Raquel Muniz há quase 30 anos. “Ela é uma mulher de Deus, pessoa extraordinária e alegre. Que festa maravilhosa, heim? Privilégio participar desse momento em que ela celebra 60 anos junto com os colaboradores do Indyu e da Funorte. Raquel é mãe, avó, médica, politica, educadora, comprometida com a sociedade. Ela que já foi eleita como deputada federal pelos norte-mineiros e que jamais poderá sair da política porque luta pela mulher, pela saúde e por Montes Claros. Parabéns, Raquel. Você vai ser sempre reconhecida pela sua luta, grandeza de caráter, benignidade para com tudo e para todos. Deus lhe abençoe”.
 

Uma festa extraordinária

Diversos pensamentos e lembranças passearam pela minha memória enquanto eu passeava pela festa maravilhosa que celebrou os 60 anos de Raquel Muniz. Uso o verbo “passear” porque a comemoração foi, de fato, um passeio leve, divertido e repleto de encontros e reencontros. 

Reencontrei a pedagoga, a educadora, a médica, a empresária e a reitora Raquel Muniz, com quem conversei face a face pela primeira vez em 2006. Na noite do seu aniversário, no dia 24 de julho, eu encontrei a Raquel que tem a coragem e a ousadia necessárias para reescrever histórias, iniciar novos capítulos e transformar narrativas estabelecidas. Inclusive, rompeu com a forma comum de celebrar 60 anos.

Em vez de um buffet no estilo gourmet, os convidados se deliciaram com um cardápio típico da nossa brasilidade: beiju, churrasco, biscoitos assados na hora, milho assado e cozido, bolos diversos, pipoca, vaca atolada, arroz com pequi e muito mais. 

Eu e todos os demais convidados (familiares, amigos, colegas, funcionários e ex-funcionários) presenciamos a leveza e a felicidade de uma mulher que faz, cotidianamente, o comum se tornar extraordinário. Ao fazer isso com maestria, os versos da poetisa Adélia Prado parecem ser a explicação mais apropriada para celebrar a vida: “Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.” 

Ao fim da festa, compreendi que a magia dos 60 anos de Raquel Muniz estava na sua habilidade de transformar o cotidiano em momentos extraordinários, mostrando que viver intensamente é o verdadeiro espetáculo.

Andreia Pereira, jornalista e professora

TRADIÇÃO ANCESTRAL
Durante a festa, a aniversariante recebeu uma homenagem dos catopês, que ela tanto ama. Mestre Zanza Junio disse que Raquel Muniz é uma grande incentivadora da cultura e apoiadora, sempre presente em todas as situações.

“Trouxemos uma caixa com em nome da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos que contém um troféu, um monumento pelo apoio também a nossa ida ao carnaval no Rio de Janeiro. Esse presente é para agradecer pelo apoio de sempre e pelo carinho e cuidado com a cultura de Montes Claros”, disse mestre Zanza Junio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por