A “Mostra Cultural Betinho – Estação Arte e Cidadania” encerra sua programação anual no dia 14 de dezembro, no Complexo Cultural e Turístico Estação Ferroviária de Bocaiuva, com entrada gratuita. O evento começa às 16h com a Feira de Artesanato e Gastronomia, seguido de apresentações musicais e arte popular.
Às 17h, a cantora Mari Narciso sobe ao palco com um show dedicado à MPB. Na sequência, às 18h, o Grupo Arraiá do Bambuzá apresenta Folia de Reis: Canções e Lundú, com o Terno de Folia da Comunidade Oncinha, Folia dos Leite, mantendo viva essa expressão popular que é parte importante da identidade cultural da região. O encerramento, às 19h, fica por conta do Merão do Samba, que apresenta um repertório de samba de raiz, resgatando e celebrando o gênero com energia e conexão com o público.
A Mostra é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, natural de Bocaiúva, uma das personalidades mais importantes da história brasileira, conhecido por fundar campanhas como “Ação da Cidadania” e “Natal sem Fome”. Seu irmão, o cartunista Henfil, também é homenageado na cidade, através do Centro Cultural Henfil.
Ao longo de 2024, a Mostra apresentou uma programação diversificada, promovendo cultura e arte locais no Complexo Cultural e Turístico Estação Ferroviária de Bocaiuva e no Centro Cultural Henfil. Foram realizadas apresentações do grupo Arraiá do Bambuzá, dos Catopês Nossa Senhora do Rosário, de Felipe Dias, Amigos em Seresta, da banda Xililique, do grupo Cantaqui Contacolá, de Rafael Carneiro e banda, e da cantora Karla Valentina, além de atrações convidadas, como o grupo Capoeira Guerreiros Mineiros e o artista The Paula – Acústico.
“A ideia é levar arte e cultura para a Estação, ocupando mensalmente aquele espaço com apresentações artísticas, para que a cidade tenha mais uma opção de lazer e entretenimento, promovendo o acesso à cultura e valorizando os talentos locais. A beleza daquele espaço, que já conta com um Museu Histórico, merece ser ocupado de forma contínua, para que toda a comunidade possa desfrutar e se orgulhar de sua rica herança cultural,”, afirma Regina Souza, sobrinha de Betinho e uma das organizadoras da Mostra.