Drikka Queiroz

Feliz Dia Internacional da Dança

30/04/2022 às 00:23.
Atualizado em 30/04/2022 às 10:46

Nossa homenagem a todos os profissionais da dança em nossa cidade e região pelo Dia Internacional da Dança, celebrado nesta sexta-feira (29). Em especial, queremos destacar a professora Lucinha Macedo e toda sua equipe do grupo Zabelê. O grupo foi fundado no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, em 1994, com objetivo de mostrar aos povos cantos e danças do folclore brasileiro, principalmente os do Norte de Minas.

A diretora do grupo, Lucinha Macedo, é uma grande admiradora de todo tipo de dança, seja clássica, popular, folclórica, contemporânea. Ela destaca nesses anos as pesquisas realizadas, as apresentações nos Festivais Internacionais de Folclore e as viagens, de modo especial em três cidades da República Tcheka.

A professora conta que, das coreografias que mais marcaram, foram a “Festa do Rosário de Montes Claros”, por conter ritmo, música e a “Dança dos 3 grupos” (Catopês, Marujos e Caboclinhos) que representam a cultura da cidade.

“As minhas inspirações na dança são todos os grupos que dançam e cantam representando sua região, cidade, estado, país”, diz a diretora do Zabelê, que planeja uma apresentação em maio, em Montes Claros, fazendo um pot-pourri.

Dança conquista, dança alimenta, dança emociona…
O grupo folclórico Banzé celebra, em 20 de maio, 54 anos. Para o diretor Gustavo Colares, a dança é uma das manifestações mais naturais do ser humano. Através dela, o homem aprendeu a comemorar a vida, celebrar momentos importantes, estabelecer conexões e firmar compromissos. 

“É um meio de comunicação, não só entre os seres humanos, mas também deste mundo em que vivemos com outras dimensões místicas e divinas. A dança é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes que temos ao nosso alcance. A gente dança para despedir, agradecer, alcançar, se impor, perguntar e para responder. Dança eleva, dança fortifica, dança salva”, diz.

Gustavo conta que a dança o ensinou a se comunicar. O deixou mais confiante e mais desinibido. Aprendeu a enfrentar o mundo e se colocar diante das dificuldades da vida.

“E quando estou mal, a dança me faz melhor, através dela eu choro e sorrio. A dança é o retrato da minha alma. É o meu maior ato de coragem”, revela.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por