O 16º Encontro de ex-jogadores, promovido pelo conhecido Denarte Dávila, foi realizado no restaurante Skema, na última terça-feira, e foi marcado pela presença da imprensa, muitos torcedores e atletas.
Estiveram no evento o ex-jogador de Futebol e Futsal Tonico Sargento, que jogou nos anos 60 em Montes Claros e hoje reside em Belo Horizonte, o jornalista Carlos Lindenberg, que também jogou no Cassimiro de Abreu e Ateneu. Lindenberg aproveitou para presentear alguns amigos com seu livro “Quase História”, uma compilação de crônicas escritas entre 1990 e 2007, escritas originalmente para noticiar os acontecimentos da política mineira.
Quem também marcou presença foi o médico Tancredo Macedo e seu filho Dui, que acompanharam emocionados um vídeo em homenagem ao jogador Jomar Macedo.
Vimos por lá Ozias Jardim, que também jogou no Cassimiro e Ateneu e atualmente reside em Brasília.
Quem distribuiu muitos autógrafos foi o conhecido Dirceu Lopes, um colecionador de títulos, gols e premiações nas décadas de 1960 e 1970. Com seu 1,62m, o Baixinho foi titular absoluto nos 12 anos em que atuou pelo Cruzeiro. Habilidoso e veloz, sua maior característica era arrancar pelo meio de campo com a bola dominada até a área adversária, vencendo seus marcadores com dribles desconcertantes.
“Em 2002, quando Marcelino faleceu, percebemos a ausência da história do esporte de Montes Claros, principalmente dele. As pessoas procuram informações sobre ele, principalmente a imprensa. No velório, tive a iniciativa de criar tanto o “Troféu Bola Cheia”, como o “Encontro do Ex-Jogadores”, justamente para nos encontramos numa confraternização como essa. No passado, as pessoas praticavam esporte pelo prazer, pelo amor. Todos hoje têm uma profissão. Era o lazer, mas eles estudavam. Hoje não. O atleta somente é futebolista. Ele não tem outra profissão porque não precisa. O futebol é rentável. Aí nós criamos esse encontro e temos o compromisso, o mais breve possível, de lançar um livro e o Memorial do Esporte, tanto o livro como o memorial em vídeo, com entrevistas de vários dirigentes e atletas do esporte montes-clarense”, disse Denarte Dávila.