Mara Narciso

Visão: bem precioso

22/03/2022 às 00:02.
Atualizado em 22/03/2022 às 10:46

“Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo”- Luiz Gonzaga. Há pessoas que nunca viram estrelas, devido a alterações visuais. Uma criança se encanta quando, de óculos devido à miopia, olha o céu pela primeira vez. 

Rosa Clarice Narciso, quando se ignorava a psicologia infantil, ficou na “turma do bagaço”, por não aprender a lição. Quando lhe foram ofertados os óculos, tornou-se uma boa estudante. Entusiasmo semelhante aconteceu com o médico oftalmologista Werthman Vilela, quando experimentou seus primeiros óculos. Belo Horizonte tinha belos letreiros coloridos e ele ajudaria as pessoas a vê-los melhor. Hoje é dono do Hospital de Olhos do Norte de Minas e especialista em cirurgias de catarata e miopia a laser.

Quando eu, uma das sócias fundadoras da extinta Adnorte - Associação de Diabéticos do Norte de Minas, criada em 1991, como endocrinologista atuava com palestras educativas e trazia profissionais correlatos, conheci Werthman Vilela, à época especializado em retina diabética. Fez-nos visitas e parcerias, elucidando questões sobre visão e diabetes, tema cercado de mitos e medo. Trocamos experiências e tornei-me sua paciente. Agora, duas décadas depois, eis-me sua admiradora. Preciso de lentes de grau forte; estou feliz e enxergando bem com meus novos óculos de leitura, graças à sua perícia. 

A saúde é o que temos de melhor, e a saúde dos olhos precisa ser a primeira lição. Recomenda-se que anualmente se visite o oftalmologista. É preciso aferir a pressão intraocular, porque o aumento da tensão poderá destruir o delicado nervo óptico por compressão - o chamado glaucoma, sendo a causa de cegueira mais comum em todo o mundo. 

A catarata é a opacidade do cristalino, a lente natural dos olhos, que vai perdendo sua transparência, deixando a visão nublada. Seu tratamento cirúrgico consiste na substituição dessa lente. O abuso no uso de telas pode desencadear o olho seco, situação que requer cuidados.

Na miopia a imagem se forma antes da retina, resultando em boa visão para perto e visão borrada para longe. A cirurgia cura. Pessoas com mais de 40 anos, que usam óculos para ler, mas têm miopia, podem se beneficiar com a cirurgia refrativa a laser, sendo feita a correção para perto num olho e para longe no outro. O cérebro se equilibra e a pessoa dá adeus aos óculos. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por