Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro
Mara Narciso

Unimontes faz aniversário

Publicado em 03/06/2024 às 20:11.

A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, antes Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM faz 62 anos e não faz parte da nossa história por ser ela a própria história. Ao surgir, não apenas elevou o nível intelectual da população que lhe teve acesso, e sim nela criou o desejo de elevar-se culturalmente.

Nascida em um lar no qual as letras, o conhecimento e a informação são itens de primeira necessidade que nos entrava pelas vias dos jornais, revistas e livros, a criação da Faculdade de Filosofia – Fafil motivou não apenas minha família, mas toda a sociedade. Era 1962, e na primeira turma estavam Yvonne Silveira e Wanderlino Arruda, dois cérebros ávidos pelo saber.

Alguns advogados atuantes na cidade fizeram o curso de Direito por correspondência, e ao ser criada a Faculdade de Direito - Fadir, outros senhores acomodados mexeram-se em busca de fazer um curso superior. Ainda mais alguns quiseram, mas não tiveram coragem de enfrentar o vestibular, eles, tão ciosos das suas sapiências, mostraram resistência em ser avaliados.

Em 1969 foi criada a Faculdade de Medicina do Norte de Minas - Famed, com o curso iniciando-se de imediato. Minha mãe Milena fez parte da primeira turma que fará 50 anos de formada este ano. Doze desses 40 médicos já faleceram, sendo eles: Maria Milena Narciso Cruz, Nelson Vilasboas, Humberto da Costa Elias, Caiubi José Severino, Manoel Tolentino, Marco Antônio Martins Carvalho, Aurelino Carlos Cunha, Elcy de Brito Mendes, Rubem Teodoro de Meira, Vanderly Santos, Itamar Eustachio e Expedito Eustáquio de Carvalho.

Em 1974, quando a primeira turma terminava seu curso, com a Famed ainda não reconhecida, fato que aconteceu em seguida, nossa turma de Medicina começava seus estudos, e tínhamos a alcunha de Forame 79 – Formandos Acadêmicos de Medicina 1979. A palavra “forame” significa cavidade do osso por onde passam nervos, veias e artérias. Neste ano faremos 45 anos de formados. Parte de nós já se aposentou, inclusive eu, que me afastei da Endocrinologia quando o prefeito assinou o decreto de lockdown da covid. Alguns ainda trabalham. Nossa turma teve nove baixas: Maria do Rosário Xavier de Souza, Ulisses Ferreira Gonçalves, Cisnando Gonçalves da Silva, Alberto Bicalho, João Carlos Nere, Gilson Miguel da Silva, Antônio Clédimo Noronha Brito, Railton Franklin Silva e Luiz da Paixão Fernandes.

Em 1972 foi criada a Faculdade de Administração e Finanças - Fadec, com os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Estadualizada em 21 de setembro de 1989; a Unimontes continuou crescendo e hoje oferece 57 cursos regulares de graduação.

Além de minha mãe e eu, meu irmão Helder Etiene Narciso da Cruz e minha irmã de consideração Kátia Vanessa Pires estudaram na Unimontes. Toda Montes Claros tem algo a ver com essa entidade onipresente, um vetor a catalisar a inquietação intelectual coletiva, enquanto fomenta pesquisa e conhecimentos; isso faz a população pensar. Salve a ciência e o saber! Abaixo o negacionismo!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por