Logotipo O Norte
Terça-Feira,20 de Janeiro
Mara Narciso

Simpatia

Publicado em 19/01/2026 às 19:00.

Em época de hostilidade nas redes, é preciso inovar, calar às críticas desairosas e falar de simpatia. No dicionário, é substantivo feminino que significa impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece; afinidade moral, semelhança no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. O sorriso é a fachada da simpatia, por isso quase todos riem nas fotos.

Simpatizar é ter afeto, afinidade, carinho, apreço, harmonia com a maneira de ser e de pensar de alguém. Tem sentido amplo, ainda que o sentimento seja suave, de baixa voltagem, e por isso mesmo resiste ao tempo.

No sentido popular e âmbito da superstição, “sampatia” é a corruptela de simpatia em alguns lugares. Trata-se de uma série de rituais, com velas, ervas, oferendas, benzeduras para atrair boa sorte, alcançar objetivos como dinheiro e amor e afastar inveja e mau-olhado. Aos que a praticam, aguçam sua crença pois tem significado profundo, ainda que não vejam os efeitos dos trabalhos.

A palavra simpatia é uma espécie de coringa inexato, pois que substitui palavras mais adequadas. Caso alguém queira dizer que fulano é bonito, diz que é simpático, na verdade um disfarce, um eufemismo para elogiar a aparência sem manifestar um interesse explícito.

Quando a pessoa é educada, agradável, gentil e amável, se diz ser ela uma simpatia. A gentileza cercada de amabilidades destaca a dona desses atributos de forma positiva, mas o exagero pode ser interpretado como afetação e falsidade.

O que é charme? É o equilíbrio entre beleza, elegância, atração e simpatia. Nada falta, nada sobra. Há uma harmonia estética e comportamental.

A empatia é um sentimento que significa “sinto com você”, coloco-me em seu lugar de penitência e simpatia é “sinto por você”, manifesto meu apoio.

O Bloco de Carnaval “Simpatia é quase amor”, do Rio de Janeiro, o lugar onde todas as modas começam, tem como cores-símbolo o lilás e o amarelo, sendo um dos blocos mais queridos e populares da Cidade Maravilhosa. Sai no sábado e domingo de Carnaval às 16h a partir da Praça General Osório, em Ipanema. Surgiu em 1985, na onda das Diretas Já, tendo como motivações a democracia e a consciência social, tratando as diferenças de classe com irreverência e bom-humor. O nome do bloco faz graça por fazer uma comparação exagerada, mas justificada, pois coloca a sátira no centro da folia, celebrando a alegria e a diversidade.

Quando a comunidade homossexual começou a se organizar para lutar por seus direitos, era referida como GLS – Gays, Lésbicas e Simpatizantes, um nome inadequado considerando-se que os simpatizantes da causa seriam heterossexuais, tirando o protagonismo dos integrantes da comunidade, e as demais orientações não estavam contempladas. A sequência mais recente nas letras desse grupo heterogêneo é LGBTQIPN+, estando em aberto para novas denominações, porque a humanidade é mais complexa do que “meninas vestem rosa e meninos vestem azul”, na visão simplista da Senadora Damares Alves.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por