Mara Narciso

Sessão solene de posse na Academia Montes-clarense de Letras

Publicado em 03/10/2022 às 22:42.

A Academia Montes-clarense de Letras (AML), fundada em 13 de setembro de 1966 com 40 cadeiras e seus 40 patronos teve sessão solene de posse no dia 29 de setembro de 2022 para receber quatro novos membros.  

A Academia tem quatro tipos de sócios: efetivos – ligados às cadeiras e patronos; correspondentes – moram fora de Montes Claros; eméritos – aposentados; beneméritos – detentores de grandes feitos em prol da entidade. Todos são igualmente importantes na valorização da nossa cultura, em especial a literatura.

Estavam presentes no Centro Cultural Hermes de Paula a diretoria da AML com Ivana Ferrante Rebello, presidente; Wanderlino Arruda, presidente de honra; Dário Teixeira Cotrim, 1º vice-presidente; Felicidade Patrocínio, 2ª vice-presidente; Jarbas Oliveira, diretor financeiro; Mara Narciso, 2ª secretária; Glorinha Mameluque, diretora de protocolo; e os acadêmicos Clarice Sarmento, Lola Chaves, Téo Azevedo, Miriam Carvalho, Amelina Chaves, Edson Andrade, Dóris Araújo e Itamaury Teles.  

Os novos sócios efetivos são Petrônio Braz, que retorna à AML e Leonardo Linhares, e os sócios correspondentes são Paulo César Oliveira e Fabiano Lopes.  

Os quatro neo-acadêmicos assinaram o termo de posse, receberam o diploma e fizeram o uso da palavra, após serem apresentados por Felicidade Patrocínio, Jarbas Oliveira, Glorinha Mameluque e Dário Cotrim, respectivamente.

A mesa de honra foi composta por Ivana Rebello, Wanderlino Arruda, Francisco Ornelas, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e Junia Rebello, presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros.  

O cerimonial foi coordenado por Glorinha Mameluque, e o público era composto por familiares e amigos dos empossados, escritores de grande saber, que já prestaram serviços na arte literária por um longo percurso.  

A AML se sente honrada em tê-los em seus quadros, uma aquisição de novos talentos em prol da cultura.

Para coroar o sucesso do evento de muitas falas, tivemos a execução do Hino a Montes Claros, da Canção da Academia, e a apresentação do tenor Anderson Passos que cantou Con Te Partirò e All I Ask Of You, acompanhado ao teclado por Lucinha Macedo, e ao final um coquetel com espumante gelado numa noite especialmente quente em temperatura e confraternização.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por