Mara Narciso

Raio

Publicado em 24/11/2025 às 19:00.

No Aurélio, raio é luz que emana de um foco luminoso e segue uma trajetória reta em determinada direção; luz intensa e viva; cada um dos traços que, partindo de um centro, se distribuem em todas as direções; descarga elétrica entre uma nuvem e o solo, com relâmpago e trovão; manifestação de uma radiação perceptível ou não pelos sentidos; tudo aquilo que fulmina ou destrói; desgraça, fatalidade; sinal, vislumbre, indício; pessoa turbulenta ou travessa.

O raio que aparece antes do estrondo da descarga elétrica se chama relâmpago. A ação de produzir relâmpagos se chama relampar, relampear, relampadear, relampejar, relampaguear e relampadejar. A luz parece subir, mas, na verdade é atraída para a terra. Usando um papagaio e uma chave, Benjamin Franklin fez experimentos com raios e estátuas.

Nesses tempos de mudanças climáticas e manifestações extremas de fenômenos naturais há ciclones, tempestades, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, assim, quando começa a chover, liga-se o sistema de alerta máximo. Tudo que ocorre vem em exagero, seja chuva, seja seca, seja calor, seja frio e os frequentes incêndios florestais causados por raios.

Em Montes Claros há a Rua Rayo Christoff, nome do engenheiro e irmão do artista plástico e médico Konstantin Christoff, morto em desastre de avião em 1952, ambos de origem búlgara.

A palavra raios surge na música: “ventos de maio, rainha dos raios...” sobre Iansã, canta Maria Betânia. Na linguagem coloquial aparece em xingamentos como “vá para o raio que o parta”, ou “em que raios de mundo você vive”?

As bicicletas têm raios, que podem ferir calcanhares de quem esteja sentado no bagajeiro.

Os raios de círculos e esferas são usados para calcular sua área e volume, respectivamente, ou seja, segmento de reta que vai de uma circunferência ou de uma superfície esférica ao seu centro.

Raios X são radiações eletromagnéticas invisíveis que têm a propriedade de atravessar o corpo humano de acordo com a densidade dos tecidos, imprimindo imagens em uma chapa fotográfica para fins de diagnósticos médicos.

Rayane significa raíto de sol e foi escolhido como nome artístico por Rosa Maria Narciso Pereira, uma portuguesa já falecida, que durante anos distribuía poesia no Facebook, onde acumulava mais de 63 mil seguidores. Minha irmã Carla Narciso, que mora em Portugal escreveu: “você já chegou em um lugar sem conhecer ninguém e saiu de lá com uma amiga para a vida toda? A Rosa apareceu assim: eu tinha atravessado o oceano, em plena pandemia, durante quase 36 horas de viagem, para morar em um país onde eu não conhecia ninguém; ela era o senhorio do apartamento que eu tinha alugado pela internet. Era para ser só um nome no contrato. Mas naquela noite em que cheguei, cansada e perdida, encontrei alguém que me recebeu de porta aberta, com calma e carinho. Descobrimos que tínhamos o mesmo sobrenome: Narciso. A partir dali duas mulheres muito diferentes criaram uma amizade linda, com elos fortes de confiança e cumplicidade”. Rosa foi um raio de sol e de vida para seus amigos e leitores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por