Mara Narciso

O tempo e a máquina do tempo

Publicado em 27/10/2025 às 19:00.

O tempo pode ser definido? Passa pelas pessoas ou as pessoas passam pelo tempo? Caso aconteça uma passagem, nota-se unicamente seus efeitos. E se “passa”, isso se dá de forma lenta ou rápida? Os filósofos mal conseguiram definir esse fenômeno da existência. Para quem não crê em vida após a morte, morrer seria o nada e não mais ter a percepção do tempo; é estar no vácuo, em uma dimensão em que o tempo inexiste.

A certeza da finitude fez o ser humano dizer coisas como “para ganhar tempo”, “estou matando o tempo”, como se pobres mortais pudessem ter algum controle sobre esse misterioso acontecimento.

A máquina do tempo servindo para ir ao passado ou ao futuro, gerou filmes de ficção e fez roteirista elaborar estranhas viagens. Quando não se gosta de alguém no presente, basta eliminar um dos seus ascendentes no passado, que o desafeto desaparece da foto. O campeão de audiência “De volta para o futuro” – 1985 traz esses fatos, até então originais.

A máquina do tempo e o teletransporte estão por vir, mas se pode ver agora o futuro que a TI – Tecnologia da Informação trouxe pelas redes virtuais. Indivíduos do passado, desaparecidos por décadas, foram materializados e vistos cara a cara, para suprir a saudade mútua, caso tenha havido sentimento entre quem foi e quem ficou. Poderá ter havido no presente a volta de um relacionamento ou até mesmo o surgimento de uma paixão devastadora com um final canalha. Quem nunca?...

O leque infindável de possibilidades deu tempero à vida de gente entediada, trazendo vibração e frenesi. O “viveram felizes para sempre” virou não viveram felizes coisa nenhuma. Quantas verdades não existiriam sem a virtualidade?

O cérebro humano passou a funcionar de forma diversa em relação ao antes e precisou se adaptar tanto com fantasmas voltados do além, quanto com imagens e a realidade virtual, a cada dia mais perfeitas, mais nítidas do que tudo que já existiu. Atente-se aos movimentos aos pequenos trancos, com motricidade fina ausente, o que denota ser falso.

O mundo virtual amplia o alcance dos olhos para muito além do tempo e do espaço, sem limites. A IA – Inteligência Artificial tem feito reviver pessoas há muito desaparecidas em fotos borradas transmutando-as para perfeita nitidez, vida, movimento, sorriso. Imagens apagadas e inventadas pelo amor de quem vê impactam quando colorizadas. Pode-se criar uma cena fantástica em que a pessoa abraça consigo mesma em foto de agora, com imagens dela em fases anteriores de sua existência.

O mundo mágico tornou-se real, e isso está acontecendo diante dos olhos. As catacumbas foram rompidas para mostrar os belos, e até os felizes. A máquina do tempo trouxe o passado de volta, mas não trouxe mais tempo. Os viciados nas telas não conseguem se dispor delas. Pede-se que se olhe a verdadeira face no espelho sem maquiagem, filtro, Photoshop ou IA. Em que a humanidade se tornou?

Ande por aí, ouça seus passos, veja o céu, cante e preste atenção em sua voz. Fique consigo mesmo por instantes. Você merece sua companhia!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por