Mara Narciso

O que é pesado?

Publicado em 05/01/2026 às 19:00.

No Exército é ensinado ao recruta em treinamento, que se ele não encontrar forças e pensar em desistir, ainda renderá 30%. Ter isso em mente favorece carregar o FAL – Fuzil Automático Leve, apelidado, jocosamente, de Fuzil Aparentemente Leve. Ou o FAP – Fuzil Automático Pesado, apelidado Fuzil Assustadoramente Pesado. A força se multiplica quando se marcha cantando, repetindo frases motivadoras.

Conta-se que uma criança carregava outra nas costas e, perguntada se não estava muito pesada, responde: não, porque é meu irmão. Há outros episódios similares associados a crianças e guerras e, dentre tantas origens, temos a música de 1969 intitulada “He Ain’t Heavy, He’s My Brother” – Ele não é um peso, é meu irmão –, gravada por The Hollies.

Há um ditado que diz: “um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai”. Cuidar de uma mãe parece ser menos dramático, porque há menos mães megeras que pais violentos ou ausentes. As famílias atuais são menores e a vida mais longa, então surgiram os cuidadores e ampliaram-se as casas de acolhimento. Quem cuida do idoso paga um preço alto em vários níveis.

Proporcionalmente ao tamanho e massa muscular, a mulher, socialmente, aparenta ser mais forte que o sexo oposto. Exemplos não faltam entre as mães solo, com dois ou três filhos; quase não dormem, viajam 4h para ir e voltar do trabalho, dão banho nas crianças, arrumam a casa, lavam roupa, fazem comida, ajudam nos estudos, e ainda cuidam de si. É violenta a rotina dessas pessoas desumanizadas, massacradas em um cotidiano que resulta apenas em alimentar a descendência. Mais nada!

Sem usar nenhum artefato para entrelaçar o filho a si, principalmente os maiores que ainda não andam, é desafiador a uma mãe levar sua criança no colo. Quando os braços estão descansados, parece aguentar bem, para, após inúmeros passos, com os membros superiores destruídos, será preciso sentar. Em algumas culturas, as mães amarram seus filhos ao corpo, na frente ou nas costas, o que se vê com mais frequência na África e no Japão, para trabalhar e para fazer grandes deslocamentos.

Grupos organizados com um objetivo comum, seguindo um projeto com conhecimento e método, resistem e vencem. Amor e união são fatores de força. Paixão por uma causa torna o sonho do grupo indestrutível, pois se entrelaça com os percalços e fazem a caminhada parecer normal.

Os corpos podem reagir de forma semelhante, diferenciando-se quando há treinamento ou entre idades distantes. Já a mente reage de forma diversa. Metaforicamente, há os que carregam nos ombros sentimentos como culpa, preocupação e más lembranças como rupturas, doenças, perdas financeiras, mortes. A maneira de lidar com esse lixo mental, varia de cabeça a cabeça. Os sábios não correm atrás do ouro de tolo, e também não levam consigo o inútil e o que não mais lhes pertence.

Treine para levar na mente apenas prioridades. O que é precioso para um, é descartável para outro. O desagradável pesa, assim deverá ser esquecido em arquivo profundo, porém, é melhor não estocar produto nocivo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por