Desde a minha paixão por “Construção”, a música de minha vida, fico de olho nas palavras proparoxítonas. Ao observar a letra criada por Chico Buarque de Holanda, surpreendi-me ao verificar que todos os versos terminam com palavras proparoxítonas, e não há rima, no entanto, o casamento harmônico entre letra e melodia dá a impressão que os versos são rimados, sem serem. Em tudo “Construção” é única, inclusive por ter na troca de lugar das palavras finais, uma mudança na interpretação do enredo. Muitos se debruçaram para explicar essa genialidade que gerou uma música imortal, tema de mestrado e doutorado.
Há um texto magnífico sobre o glamour das palavras proparoxítonas, aquela cuja sílaba tônica é a antepenúltima. É tão genial quanto os versos de Chico Buarque, porém, com humor sutil. Eduardo Affonso, arquiteto, escritor e colunista do jornal “O Globo”, publicou em 2020 uma ode ao vocabulário rico, e aqui colo parte dela como amostra, desfazendo a distribuição em versos, devido ao espaço: “As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Das mais lânguidas às mais lúgubres. Das anônimas às célebres. Se o idioma fosse um espetáculo, permaneceriam longe do público, fingindo que fogem dos fotógrafos e se achando o máximo. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. O inclinado e o íngreme. O irregular e o áspero. O grosso e o ríspido. O brejo e o pântano. O quieto e o tímido. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Uma coisa é estar no topo – outra, no ápice. Uma coisa é ser fedido – outra é ser fétido. É fácil ser valente, mas é árduo ser intrépido. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice”.
Venho anotando palavras proparoxítonas, grupo de rima aproximada rara. Fui guardando e separando as sílabas tônicas de acordo com a vogal dita de maneira aberta ou fechada e descobri que nesta lista, a maioria delas têm tônica na letra “o” aguda, e a minoria tem sílaba tônica na letra “u”. Repare em minhas anotações: antirrábica, ávida, atávica, bárbara, catalográfica, cinematográfica, página, pálido, cálido; câmara, tâmara, triângulo, tântrico, pirâmide, relâmpago; América, madrepérola, tubérculo, técnica, ética, séptico, pérola, estratégico, pantagruélico, médico; excêntrico, concêntrico, heliocêntrico; barítono, Cícero, edícula, marítima, paralelepípedo, Eurípedes, artístico, científico, polígono, Sísifo, sonífero; abóbada, abóbora, Aristóteles, Cleópatra, Demósthenes, isósceles, monocórdico, hipótese, Sócrates, Hipócrates, histórico, fórmula, helicóptero, filosófico, óculos, ósculos; crônica, crônico, isotônico, monotônico; opúsculo, esdrúxulo, furúnculo, número, crepúsculo, última.
E as rimas perfeitas? São raríssimas, como destacou Eduardo Affonso. De todo modo, essa sequência de palavras usuais, serve para treinar a fluência.