Mara Narciso

Linha do cabelo em homens e mulheres

07/06/2022 às 00:07.
Atualizado em 07/06/2022 às 14:59


Observando a face de homens trans e de mulheres trans, pode-se ver que o uso de hormônio masculino muda a linha de implantação dos cabelos dos homens, dando-lhes uma aparência masculinizada, coisa que é o desejo deles. Numa mulher trans, cuja transição tem anos, a implantação de cabelos frontais pode continuar masculina, mesmo com o uso do hormônio feminino.

Em homens e mulheres, independentemente de terem propensão à calvície, a testa é mais longa e a implantação de cabelos mais reta neles, e a fronte é mais curta e ovalada nelas. As entradas masculinas são visíveis e preocupa quem as tem e a curvatura da testa feminina é vista e pouco comentada.

Até a pré-adolescência meninos e meninas têm implantação capilar similar. Em ambos os sexos há uma linha côncava regular de um lado ao outro do rosto, independentemente da raça. A partir da puberdade, ocorrem alterações na conformação dessa demarcação. Nas mulheres, as variações são bem menores que nos homens, às vezes tão discretas que não são notadas, podendo acontecer diferença após a menopausa.

A linha do cabelo é um traço identitário de gênero que vai se tornando mais evidente. Os homens possuem o nascimento dos cabelos numa linha mais alta, cerca de sete centímetros a partir da sobrancelha, variável com o tipo facial, coisa que nas mulheres é de cinco centímetros. No homem a fronte tende a ser mais ampla e relativamente “quadrada” ou ter a linha superior em forma de “eme”, com tendência a entradas, que são zonas sem cabelos nas regiões frontotemporais. A testa da mulher é arredondada devido ao padrão de implantação capilar ser ovalada, mais suave e constante ao longo de toda a zona frontal.

Com o passar dos anos, as diferenças na linha de implantação dos cabelos se acentuam, ampliando-se a distância entre a parte superior da sobrancelha e o início dos cabelos. Na calvície masculina há uma maior recessão da linha do cabelo, coisa incomum nas mulheres biológicas, cuja calvície costuma ser global e não específica de uma área definida.

As mulheres trans que se sentirem desconfortáveis em relação às entradas poderão ser submetidas a implantes capilares nessas áreas, dando ao rosto uma aparência mais arredondada. O transplante capilar dará um design côncavo à testa, conferindo maior feminilidade às mulheres trans.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por