Mara Narciso

Inquietação

26/04/2022 às 00:07.
Atualizado em 26/04/2022 às 12:08

Inquietude é o mesmo que inquietação. “Mentes inquietas” foi um dos livros que li sobre TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Ana Beatriz Barbosa - 2009. Segundo a autora, a hiperatividade física que acomete os portadores desse problema também se acompanha de pensamento acelerado, que pode se associar à criatividade e pendor para as artes.

Afinal o que é inquietação? É algo que não deixa a situação estável, imutável; é um sentimento contínuo de necessidade de mudança, de questionamento, de insatisfação, de busca por algo novo. A mudança costuma ser estimulante, daí os amores recentes parecerem intensos.

No Aurélio inquietação é falta de sossego, excitação, agitação; inquietude. Inquietante é aquilo que é inquietador. Inquietar é pôr alguém inquieto, causar inquietação, ou desassossego, perturbar, desassossegar, desinquietar. O inquieto ou desinquieto é desassossegado, turbulento, excitado, ansioso, aflito.

Uma pessoa com essas características terá uma sensação agoniada, mas o pensamento inquieto, inconformado é bom, porque muda tudo de lugar. Caso os humanos não tivessem inquietude no pensar, ainda estariam nas cavernas. O pensamento é algo que corre rápido, sendo inquieto então, muda o mundo.

Interessante a expressão ouvida no rádio: “transposição da inquietação”. Seria uma espécie de transplante? E a transmutação de inquietação seria uma mudança para seu oposto, a mesmice?

A inquietação de pensamento vem associada a indagações, respostas e mudanças. Os inquietos não sossegam a mente nem o corpo e estão continuamente trocando de emprego, de amor, de cidade, de país. Isso levará a uma vida emocionante, cheia de novidades, mas o personagem sofrerá alguns perigos, erros e tropeços.

A calmaria que tanto agrada quem mora na mesma casa por décadas, aposenta-se no primeiro emprego, fica casado por 60 anos, mostra tudo de estável e equilibrado, mas ao mesmo tempo tem vida monótona, entediante e aborrecida. Os viventes de um extremo e do outro desfilam por aí.

A virtude está no meio termo, mas a emoção não é salobra e o morno pode fazer vomitar. Água que acalma é a água do mar. Comida quente é melhor, assim, coisas bem definidas marcam e emocionam. Deve ser por isso que os poetas falam tanto em inquietação. Salvem os poetas!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por