Logotipo O Norte
Segunda-Feira,28 de Outubro
Mara Narciso

Humor politicamente correto

Publicado em 29/05/2023 às 20:00.

Era tão normal chamar gordo de gordo, bicha de bicha, aleijado de aleijado, preto de preto, velho de velho, que quando se decidiu calar os excessos houve gritaria, em especial dos humoristas limitados que fazem rir recorrendo ao xingamento, grosseria e preconceito. Quem acha que repudiar o bullying seja vitimismo, indigna-se quando sofre discriminação.

Fábio Porchat defendeu o direito de Léo Lins dizer a seguinte piada: “Negro não consegue achar emprego, mas na época da escravidão já nascia empregado e achava ruim”. Ao ser criticado por essa defesa, Porchat disse ser um aliado da luta antirracista. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a retirada desse vídeo do YouTube.

Em 2003 Gregório Duvivier estreou uma peça em stand up “Zenas Emprovisadas” que ficou onze anos em cartaz. Desde 2012, faz humor politicamente correto no fenômeno Porta dos Fundos, do qual é cofundador e criador de esquetes, contracenando com Antônio Tabet, Ed Gama, Estevam Nabot, Evelyn Castro, Fábio De Luca, Fábio Porchat e João Pimenta. 

O músico e artista plástico Edgar Duvivier e a cantora Olívia Byington são pais de Gregório Duvivier e, para o filho vencer a timidez, aos nove anos foi matriculado na Escola de Teatro Tablado onde ficou por dez anos.

Vindo de classe média alta, com ascendência belga e francesa, o ator, humorista, roteirista, poeta e escritor brasileiro Gregório Duvivier nasceu em 11 de abril de 1986 e ficou conhecido pelo seu trabalho em cinema e teatro. Em 2008 graduou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Há cinco anos é casado com a apresentadora Giovana Nader e tem duas filhas. Assinou por nove anos uma coluna semanal na Folha de São Paulo e publicou três livros.

Em 2018 criou um vídeo de temática trans de nome “Travesti” com uma intenção afirmativa e a compreensão foi oposta à pretendida, por isso veio a público se desculpar.

É possível fazer rir sem recorrer às falas estereotipadas, discriminatórias e estúpidas que, não raro incidem em crimes? Com seu inteligente, ágil e hilariante “Greg News”, no ar desde 5 de maio de 2017, Gregório Duvivier, durante meia hora faz rir sobre temática política, com viés de esquerda, em abordagens responsáveis, amplas e informativas, elucidando aspectos complexos. Em meio a alguns palavrões e críticas a si próprio em relação a sua estatura, perda de cabelos, ser formado em Letras e, sem bancar o professor infalível, interpreta um roteiro que atrai. Para quem quiser olhar a tela, é só fazê-lo, pois vídeos e documentos são mostrados ao público como prova das informações. Há uma competente equipe de pesquisa e um setor jurídico que sabe as manhas de como falar de área sensível de maneira adequada. Sem recorrer à claque, as risadas dos que assistem são frequentes e até quem tenha mau humor passará bons momentos ouvindo Gregório Duvivier pelos fones, enquanto faz serviços domésticos variados. Nisto o tr
abalho rende, a pessoa se instrui e ainda ri. Toda sexta-feira às 23h a HBO apresenta um novo programa “Greg News”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por