Mara Narciso

Gira, Girassol!

Publicado em 15/05/2023 às 20:00.

"Quem meu filho beija, minha boca adoça" significa que quem trata bem os que me são caros, agradam-me. Isso também vale para um trabalho feito com dedicação, como meu terceiro livro, "Gira, Girassol!" de contos.

"Elogio em boca própria é vitupério", palavra ofensiva à dignidade ou a honra de alguém, uma afronta, assim não devemos nos autoelogiar, coisa que não farei aqui.

Publicando desde 2005, mantenho um estilo sincero, taxado de duro, por alguns. Cada um vê o mundo de acordo com suas experiências de vida e ainda que eu não tenha vivido uma tragédia, não encontrei facilidades. Juntando vida pessoal e vida profissional, vivenciei passagens que me fornecem fontes para os textos, a partir de um verso, uma palavra, parte de um caso que será recriado, por isso me arrisquei na narrativa de enredos.

As leituras por toda uma vida favorecem desenvolver e solucionar tramas, porém não sei se os desfechos agradarão. Meu desejo, ao falar de "Gira, Girassol!" é saber como meu escrito está sendo decodificado pelo leitor. O que importa mais que a venda é a leitura. Um livro fechado não é um livro, é um maço de papel. Ele só existe quando está sendo lido, transferindo o que se passou na cabeça do escritor para a mente do decodificador.

Caso eu diga que gostei da experiência de escrever histórias, atrairei leitores? Se eu contar que vibrei com as intrigas que criei para meus personagens, estaria louvando a mim mesma? Excessiva autoestima anda de par em par com a exaltação pessoal.

É preciso fazer publicidade para vender e ser lida, mas sem disfarces a informação poderá afugentar interessados?

"Gira, Girassol!" está pronto desde o ano passado, mas esperei pelo 2º FLAM – 2º Festival Literário do Autor Montes-clarense para lançá-lo. Isso aconteceu no dia três de maio, uma noite movimentada e feliz, com casa cheia e a presença de amigos e familiares. Para minha realização ser completa, procuro resposta ao que estou propondo aqui: leiam-me!

A movimentação literária dada pela ebulição do 2º FLAM possibilitou o destaque de autores e provocou a venda de livros, em geral escondidos das vistas dos leitores, inspirando editoras de Montes Claros.

No 2º FLAM tínhamos "o livro que você ouviu falar; a história que você quer saber; a poesia que você quer partilhar; o escritor que você quer conhecer; a conversa que você quer participar; o amigo que você quer encontrar; a oficina que você quer praticar e a palestra que vai te inspirar" – Júnia Rebello.

O 2° FLAM aconteceu no Centro Cultural Hermes de Paula de 02 a 07 de maio de 2023, com livraria aberta de 16 as 22h em um total de 40 horas de atividades, ou mais, porque teve literatura infantil na manhã do dia sete de maio, com teatro, contação de histórias, lançamentos de livros de autores-mirins e oficinas de escrita às 15 horas. Foram cinco oficinas, uma palestra, lançamento de 14 livros e a Livraria 2º FLAM com mais de mil títulos e vendas notáveis. Abrace essa ideia literária, porque no ano que vem teremos o 3º FLAM!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por