Quase tudo pode ocultar fraude, engodo, enganação. O que é verdade? Por que esse empenho em espalhar fake-news – as mentiras deslavadas? Um lado eleitoral quer desmontar a campanha adversária, assim, o público se depara com desinformações, ditas como se fossem comprovadas, e não meros desejos, vontades e análises. Pode-se ter opiniões diversas, mas criar fatos não.
Há quem pense ter poderes para mudar o mundo, e para esse fim, existem na internet pessoas que se dizem únicas sabedoras de um determinado segredo, algo mágico que irá mudar vidas. Curiosos estão dispostos a clicar no botão abaixo – o saiba mais, e gastar fortunas em tempo e dinheiro para ter a revelação tão bem anunciada e pouco a pouco deduzida como farsa. Os que acreditaram, esperaram, pagaram, usaram ou fizeram e nada viram acontecer, a não ser algo tênue vindo da autossugestão – o efeito placebo – precisam se conformar.
Caí em um conto do vigário há três décadas. Comprei uma coleção de livros e com ela fiquei, mas, apesar de estar em uma caixa onde estava escrito “Acorda Brasil! É hora da Escola!” – MEC – Ministério da Educação e Cultura era uma coleção acéfala, sem editora, sem autoria. A ressaca moral se instalou em mim. Escondi a coleção e não fui capaz de vê-la, preferindo-a emparedada. Dos quatro cheques pré-datados – lembram-se deles? – consegui sustar dois. Alguém sabe o que é isso? Pois o estelionatário voltou para me ameaçar. Importei-me pouco com aquilo. Por ter sido enganada, debati-me comigo mesma. Não caí em outros golpes, mas ninguém é tão esperto que nunca tenha caído em um deles.
Os livros eram reais, mas a origem falsa; imagina se fossem de vento, fumaça, aerossóis ou assemelhados? “Tudo que é sólido desmancha no ar” – Karl Marx e Friedrich Engels – 1848 – Manifesto Comunista.
Uma vez a ex-senadora, hoje deputada federal Heloísa Helena Lima mostrou sua ira contra a especulação financeira, enriquecedora de investidores, e assim se referiu ao dinheiro virtual: “nuvem monetária de capital volátil que paira sobre a terra”...
Na realidade, todos são fraudes, pois há disfarces para cada defeito, ou quase, exceto para a suposta inteligência, assim, algo pode ser postiço ou alterado, como cirurgia rejuvenescedora, cirurgia estética, cirurgia bariátrica, harmonização facial, bronzeamento, implantes de cabelo, perucas parciais, totais, alongamentos, tinturas de cabelos, lentes de contato dental, clareamento dental, dentadura, implantes dentários, crescimento artificial da estatura com palmilhas ou cirurgia, próteses e órteses de todos os tipos, maquiagem, enchimentos mamários e glúteos, prótese peniana, cremes, tratamento a laser e o vestuário.
Há piadas em que o “dispa-se”, ao pé da letra, deixará muito pouco naquele corpo.
Esses recursos existem para equilibrar, a alto custo, ainda que precariamente, os pratos da balança. As cobranças pessoais e alheias acabam por adiar o desleixo, o desistir de tudo, o entregar os pontos.
Cultivemos a vaidade saudável, fazendo bem ao que realmente é seu: você mesmo!
