Mara Narciso

Embrulhe para viagem, por favor!

Publicado em 16/11/2021 às 00:40.Atualizado em 05/12/2021 às 06:15.

“Esta noite eu quero festa eu quero rua, eu quero é me apaixonar... Me leva pra casa, me bota no colo, me conta uma história, me fala de amor!” Joe Euthanázia.

Muitas coisas e pessoas você não levará para casa, mesmo que queira, porque não são exequíveis. Alguns desejam um carro no meio da sala, excentricidade de milionários. Outros mantêm pessoas em cativeiro após sequestro.

Em sentido inverso, há coisas e pessoas em sua casa que você trocaria por outras. Há quem gostaria de trocar de vida – não de mudar de vida, porque a existência virtual nas redes sociais lhe parece atraente.

Os Irmãos Lumière criaram o cinema em 1895. Nele, através de um projetor, uma película em movimento é atravessada pela luz e a imagem é projetada na tela. Uma pessoa paga por um ingresso de cinema e o que compra não é a obra cinematográfica, e sim sua visualização. O que se leva para casa é a emoção sentida na projeção. Depois, os sensores digitais substituíram o filme.

A televisão no Brasil começou em 1950, e os canais pagos foram implantados em 1989, ainda que persistam os canais gratuitos. Gavetas com caixas de filmes para videocassete ou DVD estão no passado. Quando se utiliza a Netflix, não se pensa em arquivar filmes, e sim em adentrar no universo das cenas filmadas, vivenciando sensações sem lotar seu dispositivo.

Como as necessidades do consumidor se transformaram, em setembro de 2021 lancei o livro Segurando a Hiperatividade 2ª edição, no qual descrevo a vida do meu filho Fernando Yanmar Narciso, portador de TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade em formato digital. Como o conteúdo se mostra atraente para todos e não apenas para professor, psicólogo, psiquiatra ou quem tenha familiar com esse diagnóstico, vários leitores desejaram o livro real para ler em papel, pegando nele para, após consumi-lo, guardá-lo na estante.

Foi refeita a diagramação e a montagem para livro impresso, porque parte do público não está preparada para comprar a versão eletrônica. Pelo mesmo valor, há o ebook e o livro físico com 300 páginas de história tão acelerada quanto o personagem principal. Alguns confessam começar a ler e não conseguir parar, portanto, antes de iniciar, aspire fundo e tome fôlego para conseguir correr atrás do protagonista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por