Mara Narciso

Em defesa da Rede Globo

Publicado em 26/09/2022 às 21:59.

Em 26 de abril de 1965, foi ao ar a primeira programação da Rede Globo, emissora que tem uma fieira de pecados e umas tantas virtudes. Abraçou o golpe de 64, fazendo dueto com os militares, ainda assim teve novela totalmente proibida e outras censuradas. Um personagem de Selva de Pedra deixou a noiva no altar por repressão aos costumes. Não era, mas pensava ser viúvo, mesmo assim a censura vetou.

As notícias simulam isenção, mas, em 1989, houve um debate com edição favorável a Collor contra Lula. Os adjetivos mais duros ou mais suaves são distribuídos conforme o destinatário e o momento da empresa.

Ainda que tenha apoiado a ditadura, em defesa da democracia a Rede Globo fez ‘Brasil em Constituição’, uma série de reportagens para enaltecer artigos da Constituição Cidadã, trazendo fatos de quando estava sendo escrita e seu resultado. Para emocionar, desde a sua premiadíssima dramaturgia espalhada pelo mundo, a Vênus Platinada faz bem feito e lança na tela elementos que fazem chorar.

Mostra nesses documentários a vitalidade da Constituição de 1988, que consultou todos os extratos da sociedade, chamados a opinar, sendo inovadora e avançada. Mostrou a importância e a independência dos três poderes, todos eles com atribuições definidas pela Constituição, assim como a federação, estados e municípios.

A Carta Magna foi dissecada, mostrando a elaboração de cada capítulo. Um personagem da Constituinte entra em cena, senta-se diante de uma tela, assiste a si próprio e depois opina. William Bonner ou Renata Vasconcelos leem o resultado que está na Carta. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisam a Constituição, enquanto anônimos falam de sua participação.

Cada tema enchia o plenário da Câmara de Deputados e, também, a galeria sob a batuta do Deputado Federal Ulisses Guimarães. Através dele chegou-se a leis que regem meio ambiente, trabalho, saúde – SUS, educação, liberdades em geral, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência, crianças, idosos, previdência e outros itens com artigos que garantem direitos iguais para todos.

Essas matérias deram fôlego à nossa incipiente democracia que, em período recente, vem sofrendo ameaças tão intensas quanto um terremoto de 9º na escala Richter.  

Que ocorram eleições livres e seu resultado seja respeitado!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por