Mara Narciso

Eclosão

Publicado em 23/10/2023 às 22:36.

Eclodir pode ser explodir, chegar ao clímax de um acontecimento esperado há algum tempo. É a resolução de um problema que estava pelo meio do caminho. Pode ser algo relativo à vida, seja ela botânica ou animal. Refere-se ao ciclo da vida, etapas ou funções fisiológicas dos seres vivos.

Eclosão é substantivo feminino que significa abertura do que estava preso, contraído, fechado; desabrochamento; surgimento, aparecimento. O Dicionário Aurélio informa: eclosão é ato de vir à luz, de surgir; ato de desabrochar, brotar, abrir; crescimento, desenvolvimento.

“Eclosão é a designação dada nas ciências biológicas ao momento em que as crias de diversos animais começam a libertar-se do ovo ou casulo tendo alcançado o máximo nível de desenvolvimento e estando prontos para nascer, como crias” - Wikipédia.

Após alguns dias a ave bica a casca do ovo, sendo essa eclosão a fase final da formação desse animal. Em todos os ovíparos essa fase de saída do ovo é uma eclosão. A borboleta, quando sai do casulo e infla suas asas passa também por esse processo, assim como os demais animais que passam por metamorfoses, ou quando uma semente brota, ela rompe a casca e eclode.

A eclosão é algo que se espera na medicina, durante a evolução das doenças, em especial as infeciosas, com manifestações na pele como no sarampo, catapora, dengue e outras. Nelas, cada acontecimento com suas especificidades é esperado para acontecer em um dado momento, e isso é aguardado pelo médico para se certificar, exatamente, de qual doença se trata.

O trabalho de parto e seu resultado, o nascimento de uma criança também pode ser visto como a eclosão de todo o processo. Tudo começa com contrações espaçadas, depois mais próximas, concomitantemente com dores e endurecimento do útero, que leva à dilatação do colo uterino para dar passagem a criança. O natural é que ela venha à luz, mas nem sempre isso acontece. Fatores como desproporção fetal entre a cabeça do filho e a pelve materna poderão impossibilitar o nascimento. A solução é a cesariana. Caso não aconteça a dilatação completa, faz-se o uso da oxitocina, um hormônio que tem essa habilidade dilatadora.

O clímax pode chegar vestido de grande prazer ou de grande dor. No final, eclodir é resolver, é dar por terminado, seja lá o que for. Mas há o contrário disso, dessas fases da vida, dessas resoluções mencionadas, e em vez de terminar, ser o começo de algo aterrorizante, como por exemplo, a eclosão de uma guerra. Mísseis e bombas de lado a lado, e depois de inúmeros bombardeios, destruição e mortes, a diplomacia inicia as conversações de paz. Isso se for possível negociar com o oponente. Algumas vezes é impossível. Então, precedidos pela desumanização midiática, acontecem os crimes de guerra, o morticínio, a limpeza étnica. O homem escolhe a guerra e suas consequências desde o tempo das cavernas. Está no DNA humano disputar poder e território. É da sua natureza. O contrário de eclodir é morrer, desaparecer. Então, que cessem todas as guerras!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por