Mara Narciso

Dentes ou sorriso?

03/05/2022 às 00:07.
Atualizado em 03/05/2022 às 10:49

Entre as crendices enumera-se: “quando a galinha criar dentes” significa jamais; jogar dente de leite no telhado faz nascer dente forte. Mas é verdade que o dente natal, que é aparente quando a criança nasce deva ser retirado.

As faculdades de odontologia surgiram no Rio de Janeiro e Salvador em 1884. O tratamento era extrativo, depois curativo e por fim preventivo.

Carlota Joaquina (1775-1830), Imperatriz do Brasil, ocultava dentes estragados com pérolas. O Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era dentista prático e fazia dentes artificiais, que existem desde o século XVII. Na Índia, dentes são extraídos na rua.

A dor de dente era um tormento. Depois surgiu o protético. Muitos tinham medo da “cadeira de dentista”. Com o avanço da ciência, dentes com cárie passaram a ser obturados. A recuperação do sorriso foi uma dádiva.

O motor lento e de “voz rouca” movido a pedal tratava o dente doente. A anestesia foi um marco. O motorzinho de voz aguda que lança água para resfriar a área desgastada foi outro avanço.

Na década de 1960, a odontologia precária extraía dente dos jovens cujo tratamento de canal seria o certo a fazer.

A cadeira deitou-se, o dentista se paramentou, as luvas se tornaram obrigatórias, o instrumental passou a ser mais bem esterilizado. A água fluoretada, a selagem de dentes, aparelhos ortodônticos, clareamentos e o laser são armas em prol da boa dentição.

Há algum tempo, dentes sadios são remodelados, buscando serem brancos e com boa estética. Não se exige apenas uma dentição saudável e sim uma arcada perfeita, usando-se lentes de contato dentais, um laminado extrafino colado à superfície externa dos dentes levados a um tom mais claro que dentes de leite.

Quem perdeu dentes poderá ser submetido ao implante dentário com haste de titânio. O computador faz a previsão do resultado. 

A harmonização facial entrou para o rol de ações dos dentistas. A funcionalidade importa, mas a estética vem junto. A disfunção de ATM (Articulação Temporomandibular), vulgo bruxismo, é um obstáculo.

Então, é preciso tirar fotos para as redes sociais, as vitrines da vaidade. Sorrir em retratos, o que já foi vulgar nos primórdios da fotografia, é uma obrigação. Entra em cena o sorriso técnico. O que se faz? Mostram-se os dentes. Afinal, o que se vê são dentes ou sorrisos?

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por