Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
Mara Narciso

De repente dissertação!

Publicado em 02/09/2024 às 20:19.

Tornou-se frequente fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado. Para se fazer um mestrado é preciso ter curso superior e fazer um processo seletivo em uma Universidade. O estudo de extensa carga horária, aprofunda conhecimentos e traz novas competências. Escolhe-se um professor orientador para a definição do tema e a feitura do projeto de mestrado. Apresenta-se esse projeto, inicia-se a pesquisa autônoma, e se prepara para ser um pesquisador. Deve-se fazer uma reflexão teórica sobre os achados. Muitos precisam estudar e trabalhar durante os dois anos, tempo médio de duração do curso.

Durante a qualificação, o estudo é árduo, fazendo-se matérias específicas e gerais, com aulas e provas presenciais. A Dissertação resultante dos estudos é uma monografia de no mínimo 30 páginas, com referências bibliográficas sugeridas no início dos trabalhos. Exige-se citações de teorias e criação original de interligação entre elas. Para a qualificação, a Defesa da Dissertação se dá diante de uma banca com pelo menos dois professores capacitados, sendo um deles de outra instituição.

O poeta Damião Cordeiro, natural de Serranópolis de Minas, se autodenomina “Poeta do Acaso”. Morou por 30 anos em São Paulo, mas voltou para casa. Tem na alma as faces rural e urbana e vivência literária. Cursou Letras na PUC de São Paulo e publicou três livros solo de poemas: “Pescados do Mundo” - 2020, “Lábios de Porco” - 2021 e “Carne de Dois Pelos” - 2022. Com os poetas Hila Rodrigues, Lao Borges e Sidneia Simões escreveu “Em Fios de Costela” - 2023, ambientado no Éden.

Os quatro títulos falam de carne, presente em seus poemas eróticos. Marli Janete Santos, professora de Português em Porteirinha, conhecia o autor, fez o trabalho e defendeu sua Dissertação “Entre uis e ais, as entradas para o delírio: a poesia erótica de Damião Cordeiro”.

A mestranda falou da repercussão das criações nas redes sociais do poeta. A Doutora Ivana Rebello, coordenadora da banca e orientadora, destacou o interesse de Damião Cordeiro pela literatura, frequentando saraus e bienais do livro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Marli Janete disse que teve dificuldade nos estudos eróticos. Precisou se desinibir e aprender a linguagem acadêmica. No início, queria falar da literatura de Damião Cordeiro como um todo, e sua orientadora sugeriu que abordasse o lado Eros do escritor. A mestranda destacou dois poemas, citou escolas e autores, embasou sua opinião e fez todos se sentirem satisfeitos. Evaldo Balbino, professor da banca, interessou-se pela literatura analisada e queria conhecê-la melhor. Ilca Vieira de Oliveira fez uma avaliação minuciosa do texto. Após duas horas e meia de apresentação e análises, a dissertação e defesa foram aprovadas, com Marli Janete Santos recebendo o Título de Mestra pela Unimontes.

Presente na sala, o agora objeto de estudos dissertativos defendidos e aprovados, Damião Cordeiro, emocionado, não conseguiu explicar seus sentimentos. Agora sim, com esse salto, muitos vão querer conhecer a poesia visual, enigmática, dedutiva e inteligente do Poeta não por acaso.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por