Mara Narciso

Curiosidades do português

Publicado em 01/08/2022 às 23:05.

Assim ou assado? Risco de vida é risco de perder a vida, mas inventaram o “risco de morrer”. A alface é do gênero feminino; em relação ao peso, o grama é do gênero masculino. Lembrando palavras: estupro, montes-clarense, lavação, varrição, subjugar, fidúcia.

Rapar: desgastar, cortando em lascas; ralar; cortar o pelo a navalha, rapar; causar a morte, matar; conseguir, alcançar, papar; roçar ou arranhar o chão com o pé; furtar, roubar, extorquir ardilosamente; fazer a barba, barbear-se; cortar o cabelo. Raspar: tirar parte da superfície; alisar com raspadeira; limpar esfregando; apagar; destruir, aniquilar; tocar ou ferir de raspão; arranhar; ralar, rapar.

Tapar: cobrir com tampa, tampar; fechar, arrolhar; cerrar; encher, entupir, fazer desaparecer um orifício; encobrir, esconder; cobrir, abrigar; vendar; ocultar, esconder; por tapume; cobrir-se, abafar-se. Capinar: limpar de capim ou qualquer erva; ir embora, sair. Carpir: chorar, lastimar, arrancar barba ou cabelo em sinal de dor.

Junto ou separado? Afora é junto quando se quer dizer no rumo de fora ou ao longo de alguma coisa, por exemplo: “pela estrada afora, eu vou bem sozinha” ou “sigo pela vida afora”. “Afora voando, eu posso ir”, sendo afora exceto. A fora separado, é usado em: de dentro a fora e de fora a fora.

Embaixo junto é um advérbio de lugar, em: “minha cachorra dorme embaixo da cama”, e o mais comum: “assino embaixo”. Já em baixo separado é adjetivo e qualifica um substantivo: “a arte egípcia é em baixo-relevo.

Demais é um advérbio de intensidade e indica exagero, alterando o verbo e o adjetivo. Escrito junto pode ser substituído por muito como em “você é linda, mais que demais” (Caetano Veloso); “a paixão passou rápido demais”. Demais também pode ser pronome indefinido significando “o restante” ou “os outros” como em, “dos três maridos amei o primeiro, mas não os demais”. De mais separado, cabe numa frase assim: “de mais a mais, eu vou e não me importo com nada”. É uma locução adverbial que dá noção de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplo: “Faça o que quiser, não vejo nada de mais”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por