Mara Narciso

Covardia

Publicado em 30/10/2023 às 19:00.

Quando alguém não quer nada com uma pessoa, não tem intenção em ter um relacionamento com ela, não deveria falar coisas que a iludam e a levem a criar expectativas que seriam infundadas sem aquelas conversas; trata-se de ato covarde a ser evitado.

A covardia tem espaço em todo lugar, em especial no âmbito privado. Vídeos mostrando monstros em atitudes covardes podem ser vistos a qualquer momento. Há os que divulgam essas gravações por solidariedade, pensando fazer denúncias de maus tratos sobre que vítima for. Outros são perversos e ficam em êxtase ao divulgar cenas de violência verbal ou física, de todas as naturezas. Age com sadismo, porque vê o ato abominável e nada faz para livrar a vítima da brutalidade. Tem a mórbida satisfação em divulgar o fato cruel, mas não em salvar o martirizado. 

Sem a presa não há o algoz, em geral, um perverso consciente da sua ação criminosa. O carrasco é mais forte, imobiliza a vítima, psicologicamente ou fisicamente se esta pode ter alguma reação, mas, em se tratando de covardia expressa, quem vai ao sacrifício não conseguirá nem fugir nem lutar, sendo torturada reiteradamente até sua morte. Crimes de extermínio são vistos, a todo instante, pela constância das gravações.

Almas sensíveis não suportam ver alguém sofrendo abusos de nenhum tipo, sendo-lhes despertadas a ira e a indignação. A imagem pode apresentar estudante abrindo fogo contra colegas ou bebês em creche, mãe ou pai surrando criança, filho batendo em pais, cuidadora maltratando idoso, facínora molestando incapazes, pessoa hierarquicamente superior humilhando trabalhador, animais torturados, patrimônio público ou privado destruído, fauna ou flora dizimadas, morto em latrocínio. A lista de iniquidades é interminável. Cometer crimes violentos, precedidos por depravação, tendo a covardia no centro é coisa comum, que podemos ver ou fugir de um tempo para cá.

As câmeras de segurança e os celulares onipresentes, não coíbem o delito e nem intimidam os criminosos. Os covardes, muitos deles sociopatas, são especialistas em buscar um ser fraco para ser sacrificado em crimes perversos. O narcisismo é tamanho, que gravam seus crimes e os colocam nas redes sociais.

A covardia pode ser um comportamento que denota ausência de coragem, falta de ousadia, mas aqui é violência contra vulnerável. Diante de quem nada pode, o criminoso acaba por se sentir grande e livre para agir, até exterminar a vítima.

Albert Einstein disse: “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele, você conquistará o mundo”. Na Bíblia “o Jardim do Éden foi criado para ser um lugar de prazer e delícia, um imenso presente de Deus ao homem e à mulher”. Esse território ideal e ingênuo é coisa do passado. O que comanda o planeta nos dias de hoje é a covardia. Veja e se indigne com as guerras. Ao contrário do que supúnhamos, a pandemia piorou a humanidade como um todo. A cada dia a maldade humana se torna mais depurada, concentrada e eficaz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por