Mara Narciso

Azul

Publicado em 06/10/2025 às 19:00.

A cor azul é rara na natureza viva. A não ser no filme “Avatar” e no desenho “Os Smurfs” gente não é azul. Cabelos podem ficar azuis por tintura. Olhos podem ser azuis, e, por raros, são admirados. Pessoas pintam as unhas de azul, escolha infrequente, uma excentricidade. O beija-flor pode ser azul, com penas aveludadas e brilhantes impermeáveis, assim como o pavão. Rosas e orquídeas azuis não existem na natureza; são pintadas pelas mãos humanas. Há florezinhas diminutas, azuis naturais, pouco atraentes, nas relvas do cerrado e pedras preciosas azuis: Safira, Diamante, Turmalina Paraíba, Água-marinha, etc.

Carros azuis são minoria, na moda atual, onde se dividem carros brancos, prata entre poucas variações. A empresa aérea Azul tem aeronaves brancas com a barra e a logomarca azuis. Quase não se vê casas azuis, mas casas coloniais brancas com janelões azuis são frequentes. Há o comprimido azul, sildenafila, de formato triangular, com o status de ter poderes mágicos. A camisa e a bandeira do Cruzeiro são azuis e essa última tem o glorioso apelido de “manto azul”.

A expressão “Tudo azul”? significa uma curiosidade e um desejo de que a vida de quem está sendo cumprimentado esteja ótima.

Se a natureza é parca em azul, a Terra é azul, afirmativa feita pela primeira vez pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, o pioneiro absoluto em viagem espacial. O nosso Domo Azul, que, em lugar de se chamar Terra, deveria se chamar Água, de tanto mar que tem, coleciona motivos para ser azul. A Grécia tem o Mar Egeu, a contrastar com suas ilhas com edificações brancas, com cúpulas e portas em azul, paisagens deslumbrantes anexadas a um mar despudoradamente azul.

Não é a cor preferida da maioria, mas havia uma propaganda de tinta de parede que perguntava: “o que seria do amarelo se todos gostassem do azul”? E quantos tons tem essa cor? Belos demais!

O céu é percebido como azul, mesmo que os gases que compõem a atmosfera sejam incolores. Segundo a IA, a luz solar parece branca, mas é composta por sete cores. Ao entrar na atmosfera, a luz solar interage com as moléculas de oxigênio e nitrogênio. Essas moléculas espalham as ondas de luz visíveis em todas as direções. Entre os comprimentos de ondas de cores, o azul é o menor e por isso se espalha mais rapidamente, inundando e formando a cúpula celeste, assim, durante o dia, os olhos percebem o céu na cor azul.

O litoral brasileiro com seus 7,5 mil km tem mar de água verde azulada ou quase azul, dependendo de condições locais de temperatura e pressão. Tim Maia cantou “azul da cor do mar”. De acordo com a IA “o mar é azul devido à forma como a água interage com a luz solar, absorvendo as cores de maior comprimento de onda como o vermelho e o amarelo e espalhando as de menor comprimento de onda como o azul e o violeta”.

Dentro de um navio a percepção desse encontro do azul do mar com o azul do céu é absorvente com sua amplidão monocromática, e para festejar esse fenômeno, fiz os versos: Navio – Rivalizando/ Azuis e infinitos/ Céu e mar/ Constroem caminhos/ Para o navio singrar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por