Mara Narciso

Avenida Professora Yvonne Silveira

Publicado em 06/03/2023 às 21:00.

Sob sol forte, a comitiva entrou no Loteamento Monte Belo. Logo após a rotatória, o veículo de Leonardo Linhares, que nos guiava, estacionou. Paramos atrás sem entender o motivo, e já veio a surpresa: estávamos na Avenida Professora Yvonne Silveira, grandiosa tanto quanto é seu merecimento.

A professora, escritora e imortal foi presidente da AML – Academia Montes-clarense de Letras durante 30 anos, que por isso mesmo é chamada "Casa de Yvonne Silveira". Nasceu em 30 de dezembro de 1914 e morreu em 17 de abril de 2015, e até os cem anos viveu como uma mulher ativa, conservadora e senhora da sua importância, mantendo sua boa oratória de improviso e de pé até o fim. "Saiu das letras para ser nome de rua", assim se expressou Ivana Rebello, presidente da AML, encantada como todos os demais, diante daquela homenagem.

Nascida em Montes Claros, quando tinha 14 anos, seu pai Antônio Feliciano de Oliveira, que era farmacêutico, decidiu mudar-se para o Brejo das Almas, hoje Francisco Sá. Lá conheceu Olintho Silveira, um encontro sublime que se concretizou num casamento de 76 anos, durante o qual a escritora, eternamente apaixonada, fez vários poemas para seu amado. Foi mãe pela via da adoção de Ireni Cardoso e dessa filha resultou o aumento da sua família.

O vereador e presidente da Câmara Municipal Cláudio Rodrigues, presente ao evento de inauguração, fez o projeto a pedido do procurador municipal Leonardo Linhares e outros membros da AML. A aprovação nomeou uma avenida larga, longa e arborizada por palmeiras imperiais para eternizar a "Dama das Letras".

Para o descerramento da placa da via de acesso que irá até o Bairro São Geraldo II, no sábado, dia quatro de março, estavam presentes Maria Luiza de Oliveira Silveira, Leandro Pimenta Peres e os filhos Vinícius  Silveira Peres e Lívia Silveira Peres respectivamente neta, marido da neta e bisnetos de Dona Yvonne. Também compareceram Elen Jackeline Oliveira, Vicente Almeida e Maria do Carmo Veloso Durães. Entre os acadêmicos da AML, além de Ivana Rebello e Leonardo Linhares já citados, estavam presentes Edson Andrade, que trabalhou pela aprovação do nome, Itamaury Teles, Glorinha Mameluque, Karla Celene Campos, Míriam Carvalho e Mara Narciso.

A cerimônia constou de acadêmicos declamando poesias da autoria de Dona Yvonne, outras homenagens e declarações, além de fotos em vários ângulos para mostrar o tamanho e a importância do logradouro. Na finalização foi cantada uma modinha.

Plena de satisfação, a Academia Montes-clarense de Letras, desde 1966 guardando a memória e a cultura da cidade, vem a público agradecer e nomear os responsáveis pela deferência à professora emérita da Unimontes. Seus alunos tiveram as mentes abertas pela sua luz, dignidade, honradez, força de caráter, equilíbrio, atitudes pacíficas e grande saber. Yvonne Silveira foi uma intelectual, uma poeta sensível, uma lenda que virou nome de avenida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por