Mara Narciso

Aura, Áurea, Aréola, Auréola

Publicado em 25/09/2023 às 20:59.

Com tantas lives e pessoas opinando sobre tudo, inclusive sobre temas de que pouco sabem, é frequente ouvirmos palavras mal colocadas e até com significado diferente do pretendido. Como geralmente estão em dupla, um comentarista costuma salvar o outro, lembrando nomes que estão na mídia ou palavras para completar o raciocínio. Quando se faz uma digressão, por vezes é preciso de o outro chamar para o tema principal. Ouvir múltiplos falantes de todas as partes do Brasil é uma oportunidade de enriquecer o vocabulário. “Amar se aprende amando”, como disse Carlos Drummond de Andrade; e falar se aprende falando.

É comum trocarmos palavras parecidas e até mesmo com outras não tão parecidas, em especial as trazidas de tempos atrás ou da literatura. Nas falas públicas, ainda mais agora em que tudo que se diz é gravado, vem a posterior descoberta do erro.

Aura é substantivo de vários sentidos, mais usado para significar, dentro do campo filosófico, um halo de energia. Na astrologia seria uma espécie de campo energético em volta do corpo que pode ser visualizado e, pela cor ter diversos significados. Nunca vi, mas uma vez Milena, minha mãe, viu em mim uma aura verde num momento de felicidade. Por não ter comprovação científica da sua existência, nem todos acreditam nela.

Na medicina, aura significa sintomas que antecedem uma convulsão, e podem se manifestar da mesma maneira ou de maneira diferente, dependendo do local de onde partem os estímulos anômalos para a crise convulsiva.

Aura também pode ser uma ninfa da mitologia grega, ou uma brisa ou aragem fresca, admiração e estima do público a uma determinada pessoa, ou medo quando alguém tem uma aura escura, sinal de mau agouro.

Áurea é um adjetivo que qualifica algo brilhante, relativo ao ouro, de ouro, da cor do ouro, ou algo que se destaque entre os outros. É nome próprio feminino, significando brilho, esplendor, valor superior ou que tenha grande destaque, como por exemplo a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, abolindo a escravidão em 13 de maio de 1888. Também pode significar um objeto ou algo de grande valor, magnífico e nobre, por exemplo “tempos áureos”, que realçam entre os demais.

Aréola é um substantivo feminino que nomeia uma porção da anatomia humana, sendo um círculo pigmentado, mais escuro que o restante da pele próxima e que fica em torno do mamilo, ou seja, rodeia o mamilo. Na medicina pode ser um círculo avermelhado em volta de um ponto inflamatório. Em jardinagem pode ser um pequeno canteiro de flores ou certa área de terreno cultivado e na astronomia será um halo luminoso ou colorido ao redor da Lua, do Sol ou de outro astro.

Auréola é um círculo de luz, um anel luminoso ou peça de metal circular ou semilunar que circunda a cabeça de personagens sagrados em pinturas e esculturas. É também chamada de nimbo ou resplendor e cinge a cabeça de imagens de Cristo e dos santos católicos.

Assim, palavras semelhantes podem significar algo bem diferente, em especial tratando-se de outra língua.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por