Junia Velloso Rebello é a sétima presidente da AFL – Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Criada em 25 de setembro de 2009 pela professora Yvonne Silveira, então presidente da Academia Montes-clarense de Letras, a AFL prosperou e rendeu frutos como antologias, restauração de sua sede no Sobrado Dulce Sarmento e a criação da Biblioteca do Autor Montes-clarense com quase dois mil títulos diferentes.
Congregando 40 escritoras, a AFL nasceu para ampliar o espaço literário para mulheres, dando-lhes incentivo e visibilidade. Não existem escrita e temática femininas; todos os assuntos e verdades podem ser abordados. A visão feminina dos fatos, secundária em outros tempos, agora tem lugar de destaque. Assim, no dia 27 de outubro deixou o cargo Terezinha Campos e foi empossada Junia Velloso Rebello, que, como publicitária, fotógrafa, poeta, escritora e Coordenadora de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, tem predicados para fomentar a literatura em nossa academia.
A posse aconteceu no Centro Cultural Hermes de Paula, seguindo os protocolos sanitários como uso de máscara, distanciamento, álcool em gel e solicitação para se evitar o contato físico. Além da presidente, tomaram posse como 1ª e 2ª vice-presidentes Filomena Prates e Irany Teles; como 1ª e 2ª secretárias Catarina Durães e Angela Vera Tupinambá; como 1ª e 2ª tesoureiras Alcione Vieira e Evany Calábria, como Diretoras de Protocolo, Relações Públicas, Biblioteca e Cultura Maria Luiza Meira, Mara Narciso, Felicidade Patrocínio e Ivana Rebello, respectivamente. As ex-presidentes são consultoras: Glorinha Mameluque, Ângela Vera Tupinambá, Evany Calábria, Marta Verônica Vasconcelos, Felicidade Patrocínio e Terezinha Campos.
Maria Luiza Meira comandou o cerimonial. A cantora meio soprano Christiane Franco, acompanhada pelo teclado de Lucinha Macedo cantou o Hino a Montes Claros e Con te Partirò. Houve emoção nos discursos de despedida, de boas vindas e de chegada de Terezinha Campos, Ivana Rebello e Junia Rebello em sequência. O uso do capacete de catopê pela ex-presidente foi uma homenagem ao Mestre Zanza.
Num espaço amplo, com direito à foto oficial com 24 confreiras, coquetel, música e alegria nos fortalecemos para seguirmos nessa feliz parceria literária.