Mara Narciso

A mentira como arma

Publicado em 09/11/2021 às 00:03.Atualizado em 05/12/2021 às 06:12.

A mentira, por ter perna curta, acaba descoberta, mas costuma manter-se como verdade. É considerada como pecado pequeno, no conceito de falta venial ensinada no Catecismo, o preparo para a Primeira Eucaristia, aos dez anos.

A importância e as pernas da mentira têm crescido. Praticada por muitos, é recorrente em muitos setores sociais. Cometem-se erros e imputa-se tal falha a outra pessoa. Empurrar a responsabilidade para alguém, um falso testemunho, o nome já diz, é uma mentira.

Sob alguns aspectos, as religiões e a sociedade apresentam mentiras em suas bases. Atualmente há um exuberante mundo paralelo com suas falsas verdades. Nunca existiram tantas inverdades como agora, as fake news.

As pessoas querem se informar e, dependendo da fonte, o mais certo é que se trate de uma enganação. Os meios de comunicação há muito deixaram de narrar fatos. As palavras escolhidas mostram de que lado está a publicação.

Todo assunto tem ponto de discórdia, deixando as pessoas mais confusas a cada dia. Em quem e em que acreditar? Um mesmo fato é narrado de maneiras opostas, atordoando o receptor.

A mentira tornou-se quase uma instituição pela força de convencimento que tem. Quanto mais escandalosa é a fraude, mais encontra adeptos para sua divulgação. Em segundos, muitos foram ludibriados e, para argumentar, usam novas mentiras.

A mentira como arma ganha eleições, faz linchamento público de pessoas dignas, derruba governos, enaltece desmerecedores, prende inocentes. Cada um vai fazendo a sua lista mental de mentiras e mentirosos.

Quem quer enganar usa sua fala de forma tão convincente e com tanta propriedade que engabela milhões. Assim, faltam carapuças para tantas cabeças. Poucos sabem onde está a verdade. Isso se ela existir.

A pior maneira de domínio é através da mentira. Uma pessoa faz um discurso acusatório afirmando a outra que ela cometeu um erro. O acusado sabe não ser verdade, mas se sente abalado; ou uma pessoa é flagrada em delito e nega o acontecido que está documentado.

Essas duas faces da mentira são as mais irritantes. Fica palavra contra palavra de duas pessoas que têm certeza de quem é a falsa. A relação abusiva destrói a parte mais fraca. É preciso força mental para sair dessa armadilha. Em qual mentira você acreditou hoje?

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por