O comércio de Montes Claros está aproveitando o Dia Internacional do Consumidor, celebrado no próximo domingo, para desovar os estoques. Ao longo deste mês lojistas estão prometendo descontos que podem chegar a 80% nos preços dos produtos. As estratégias dos empresários são variadas e vão desde a liquidação de todo o estoque à concessão do desconto apenas em algumas peças.
Para tentar atrair a clientela, os próprios lojistas têm usado as redes sociais, onde é possível também participar de sorteios em alguns casos. Os empresários apostam no incremento das vendas, principalmente agora nesta época do ano, quando a maioria da população está terminando o pagamento de vários tributos, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
No entanto, o consumidor que pretende ir às compras deve estar atento para não levar gato por lebre. É necessário pesquisar os preços para ver se realmente há a incidência do desconto, verificar a qualidade do produto, evitar as compras a prazo e só adquirir o bem se realmente estiver necessitado. Isso porque, nas compras por impulso, sempre vem o arrependimento posterior.
Nesta semana do consumidor, o Procon de Montes Claros divulgou também o ranking de reclamações do ano passado, quando foram registradas 3.855 queixas no órgão. Os assuntos financeiros lideram a lista, com 1.278 casos, seguido por telefonia, serviços essenciais, como gás, água, luz e telefonia (1.037), produtos (833), serviços privados (478), planos e convênios de saúde (144) e habitação (74).
Porém, de acordo com o Procon, 20% das denúncias recebidas pelo órgão ainda estão relacionadas a vícios em relação à quantidade ou qualidade dos produtos. Dessa forma, cabe aos consumidores fazerem uma reflexão e estarem mais atentos a juros embutidos nas compras e em empréstimos de financeiras, taxas praticadas pelos cartões de crédito e produtos sendo oferecidos a preços bem abaixo do valor de mercado. E lembre-se: quando a esmola é demais, o santo desconfia!