Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Soltar pipas exige responsabilidade

10/06/2020 às 00:33.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:44

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, com mais crianças e jovens ainda fora da escola, a brincadeira de soltar pipas em locais inadequados tem causado uma verdadeira tragédia no Norte de Minas. Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram contabilizados 14 acidentes nos últimos dois anos envolvendo o uso das linhas com cerol ou chilena. A maioria das lesões atinge o pescoço (jugular) e o tórax.

Em menos de uma semana, duas pessoas morreram devido aos acidentes causados pelas linhas. Em Montes Claros, uma mulher perdeu a vida após ter o pescoço e o tórax atingidos por uma linha chilena. Já em Bocaiuva, uma jovem também teve a jugular cortada com o mesmo tipo de material. O Samu considera que o número de vítimas pode ser ainda maior, já que muitos casos não são notificados, tendo em vista que o socorro é feito por terceiros e não entra nas estatísticas.

A morte desta mulher de 44 anos, que estava com o filho na garupa da moto quando voltava do serviço para casa, em Montes Claros, causou comoção na cidade. Parlamentares até prestaram uma homenagem à vítima, que perdeu a vida na avenida Manoel Caribé Filho, entre os bairros Vila Greice e Dona Gregória. O responsável pela tragédia ainda não foi localizado, ao contrário do que causou a morte em Bocaiuva, que se encontra preso e pode ser condenado por homicídio culposo – quando não tem intenção de matar.

Várias pessoas também já foram vítimas das linhas com cerol ou chilena no Norte de Minas, mas apesar do susto, conseguiram sobreviver aos acidentes. O Corpo de Bombeiros não tem estatística de ocorrências registradas, pois todos os casos deste tipo entram como “trauma”.

No final do ano passado, a Lei 23.515, de Minas Gerais, vedou a comercialização e uso de linha cortantes em pipas, papagaios e similares, além de impor multas pesadas. No entanto, é necessário a conscientização, principalmente dos pais, para que os filhos não utilizem esses tipos de produtos e que soltem as pipas em áreas afastadas do perímetro urbano, sob pena de as tragédias crescerem assustadoramente nesta época do ano. Aos motoqueiros e motociclistas, é necessário também maior cautela, instalando as antenas de proteção no guidão para amenizar os possíveis acidentes.


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por