Pico da Covid é postergado

29/05/2020 às 00:24.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:37

Inicialmente previsto para 10 de junho, o pico da pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais foi adiado agora para meados de julho, segundo previsão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), período quando haverá de 2 mil a 3 mil novos casos de Covid-19 em um só dia. A estimativa é que o ápice da doença seja “mais retardado” em Minas em relação a outros estados, tendo em vista inclusive que o número de casos ainda é menor aqui do que em outros entes federados.

Essa postergação do pico da Covid-19 só foi possível até agora devido às medidas de isolamento social, que quebraram os ciclos de transmissão e fizeram com que o crescimento de casos ficasse mais lento. Em março, a projeção era de que no momento mais agudo da doença no Estado seriam registrados 14 mil casos em um único dia. Mas as projeções foram mudando à medida em que os mineiros foram se conscientizando e evitando sair às ruas.

O governo mineiro também tem incentivado que as prefeituras façam a adesão ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, um programa criado para orientar e garantir a retomada segura das atividades econômicas no Estado. Por meio dele, os empreendimentos foram classificados por “ondas de risco” e retomarão as atividades de forma gradual. 

O município de Montes Claros, no Norte de Minas, já adotou medida semelhante, criando cinco etapas para a retomada da economia local. A segunda fase foi colocada em prática na última sexta-feira, com o funcionamento de empreendimentos de menor risco. A flexibilização será gradativa até a possível reabertura quase total do comércio em 18 de junho. Com a medida, o reaquecimento das vendas ainda tem sido lento e as lojas têm atendido às exigências sanitárias necessárias no momento.

Montes Claros tem atualmente 60 casos confirmados da doença, com duas mortes já registradas. As vagas de UTI já estão 80% ocupadas. No entanto, nesta fase de disseminação da Covid, não só na cidade, mas em todo o Estado, é necessário que a população mantenha o isolamento social e redobre a atenção com a questão de higienização das mãos, evite contatos presenciais, o distanciamento entre as pessoas e utilize as máscaras. Todo cuidado é fundamental para postergar o pico da doença e evitar a saturação do sistema de saúde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por