Além de tomar uma série de cuidados – usar máscara, higienizar as mãos, adotar o isolamento social – para nos mantermos com saúde e vivos, precisamos estar atentos para não cairmos em uma série de golpes que vêm sendo aplicados por estelionatários neste momento de pandemia de Covid-19.
Levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais revela um aumento de 30% em crimes como clonagem de WhatsApp, envio de boletos falsos, troca de cartão de crédito e pedido de empréstimo com a desculpa de usar o dinheiro surrupiado para pagar o tratamento médico de um parente internado.
Reportagem desta edição de O NORTE mostra que esse índice de avanço na ação dos golpistas vem sendo registrado desde o começo das recomendações de isolamento social no Estado. Os trapaceiros aproveitam que há mais pessoas em casa e no ambiente virtual para tentar ludibriá-las por meio de ligações telefônicas ou de contatos pela internet. Mas as falcatruas presenciais continuam e é preciso estar atento nas agências bancárias, no comércio e sempre que for preciso sair às ruas.
Para ajudar a população a evitar cair nesses golpes, a Polícia Civil do Estado lançou ontem a cartilha “Golpe, só se for nos criminosos”, que relaciona os 16 truques mais usados pelos bandidos. Nesta edição, você tem acesso à cartilha, para aprender a se proteger mais.
Aliás, neste momento, quanto mais proteção, melhor, em todos os sentidos. O ideal é que fiquemos em casa, se pudermos, para combatermos a disseminação do novo coronavírus, e que nos mantenhamos informados e alertas, para não darmos chances às ações oportunistas desses estelionatários.