Não bastassem as dificuldades enfrentadas pela população neste período de incertezas devido ao crescimento da pandemia de coronavírus, moradores de Montes Claros, principalmente idosos e aposentados, estão sendo vítimas da ação de uma quadrilha de estelionatários, que já causou prejuízos até agora a 60 pessoas com o denominado golpe da “chamada travada”.
Um dos criminosos liga para um telefone fixo, que foi grampeado previamente, e se passa por funcionário de agência bancária, que informa que o cartão da vítima foi clonado e solicita que ela ligue no número que se encontra no verso. Ao ligar, a quadrilha intercepta a chamada e tem acesso a todos os dados pessoais. Posteriormente, informa que um mototaxista, que também atua no golpe, passará na casa da vítima para recolher o cartão. O susto só vem quando a vítima tem acesso à fatura do cartão de crédito com valores exorbitantes.
Neste período de quarentena, com as pessoas fazendo cada dia mais compras pela internet, cresceram também na cidade os crimes virtuais, como invasão de computadores, roubos de senhas, violação de dados do usuário, divulgação de informações privadas e até mesmo a falsa venda de produtos, principalmente usando logomarcas semelhantes às de grandes redes que atuam no comércio varejista. De janeiro a abril deste ano já foram registrados 91 casos, contra 40 em 2019 e 37 em 2018.
A Polícia Civil em Montes Claros ainda não conseguiu prender a quadrilha, que atua também com outros golpes em diversas regiões do Estado. A corporação está tentando fazer o reconhecimento do mototaxista, por meio de câmeras de monitoramento, placa utilizada no veículo e até mesmo por retrato falado.
No entanto, enquanto não consegue colocar as mãos nos estelionatários, a população deve redobrar a atenção e não passar nenhum dado por telefone para terceiros. Da mesma forma, nenhuma instituição financeira manda buscar documentos em casa. Principalmente neste período de pandemia, é bom ficar atento para não cair em golpes. Desconfie de toda e qualquer grande facilidade que lhe é oferecida!