Desoxigenação da saúde

16/01/2021 às 00:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:56

Falta oxigênio nos hospitais de Manaus, gritam as manchetes de jornais. São inúmeros brasileiros perecendo por asfixia bem ao lado da Floresta Amazônica, o pulmão do mundo. Tristeza, desolação e, sobretudo, revolta. Em um país com uma das mais altas taxas de impostos do mundo, o dinheiro suado do trabalhador nunca chega onde deveria, nunca é investido onde existe uma necessidade premente.

Se agora chegamos ao extremo de ter pessoas morrendo por falta de oxigênio, a saúde já está desoxigenada anos a fio. A sensação que se tem é que o SUS (Sistema Único de Saúde) nasceu e foi direto para a UTI neonatal, de onde jamais recebeu alta. Junto com o SUS, agonizam os brasileiros que não podem pagar um plano de saúde, médicos, exames, internações particulares, hospitais com equipamentos de última geração.

Não é necessário ir quase ao Oiapoque para constatar a agonia da saúde. Em Montes Claros, berço do SUS, doentes “internados” nos corredores dos hospitais escancaram a decadência, ou melhor, o desrespeito vigente no sistema público de saúde com o cidadão. 

Ali também, embora não falte, ainda, oxigênio, as pessoas morrem, diariamente, por falta de assistência, de leitos, de medicamentos e até de médicos. Os recursos para se investir na saúde e dar dignidade ao cidadão em um dos seus momentos mais frágeis na vida, ninguém viu, ninguém diz onde está. 

A Câmara dos Vereadores tem autorizado, principalmente neste momento de pandemia, a liberação de mais e mais recursos para que o Executivo use na saúde. E, mesmo com o Executivo alardeando pelos quatro cantos que possui um caixa abarrotado de dinheiro, a saúde permanece desoxigenada, na UTI... Enquanto isso, o Executivo se nega a prestar contas de onde colocou esses recursos, de como foram gastos...

Condoermo-nos com a situação do Amazonas, é preciso, para que situações como esta não se tornem normais, banais. Mas é preciso termos consciência de que são muitos Amazonas por esse Brasil afora e, por isso, é necessário deixar a inércia, a quase petrificação em que vivemos, para ir em busca dos nossos direitos. Só assim, a saúde sairá da UTI.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por