A Agência Nacional de Transporte Terrestre acaba de dar um nó no crescente transporte clandestino de passageiros intermunicipal e interestadual, garantindo mais segurança aos passageiros. A partir de agora, as tradicionais empresas de ônibus estão autorizadas a oferecer transporte com descontos, a título de promoção.
Quem circula pelas proximidades das rodoviárias de diversas cidades nota que, apesar de inúmeras ações de combate, persiste nestes locais a presença de agenciadores oferecendo transporte intermunicipal em ônibus, micro-ônibus ou veículos como Kombis a preços bem abaixo dos praticados pelas empresas autorizadas. É o transporte clandestino, que escapa de impostos e não dá garantia de segurança a seus passageiros, porque fogem da fiscalização que garante esse item a seus usuários.
O problema é que o bolso sempre pesa também na hora de viajar. Por isso floresce o transporte clandestino por esse Brasil afora. E florescem também os casos de acidentes e tragédias com este tipo de transporte, geralmente com número grande de mortes. Como cidade-polo que é, Montes Claros também vive esse problema. Por isso são inúmeros os ônibus clandestinos cujos proprietários oferecerem viagens a preços bem mais baixos que aqueles praticados pelas empresas autorizadas.
As empresas oficiais já começaram a oferecer passagens promocionais com descontos a partir do terminal Hildeberto de Freitas em determinados dias e horários. A iniciativa não deixa dúvida de que estará fadada ao sucesso, afinal, o povo não é bobo e saberá usar sua sabedoria para fazer sua escolha. E os atuais praticantes do transporte clandestino vão ter, certamente, que buscar outros cantos onde possam atuar e fugir da fiscalização.
A partir de agora, as tradicionais empresas de ônibus estão autorizadas a oferecer transporte com descontos, a título de promoção