Aprendizado e diversão, por que não? Esqueça todos os conceitos antiquados sobre educação. O ensino atual é inovador, divertido e gostoso graças ao uso de ferramentas on-line que podem tornar o aprendizado em um grande prazer.
Durante muito tempo era comum observar que a relação dos alunos com o conhecimento foi pautada no temor. O medo de não compreender, não conseguir acompanhar os colegas, não ser capaz de seguir em frente. O aluno tinha de se medir por uma régua que, na maioria das vezes, era extremamente difícil. Isso fez com que muitos nutrissem um sentimento negativo por determinadas atividades ou áreas de conhecimento, criando uma ideia de que o processo de ensino também tem que obrigatoriamente ter um caráter complicado.
Isso fez com que a maioria das pessoas não enxergasse o aprendizado como algo prazeroso. Já que é cultural encarar esse processo como um desafio, necessário, mas muito difícil para uma pessoa comum; de acordo com o senso comum, aprender só é fácil para quem é dotado de uma “inteligência acima da média”.
Muito por esses motivos que iniciativas de ensino atualmente trabalham para abrir os olhos de quem tem medo de aprender! Mostrar o caminho divertido, ousado, recompensador, explicar o ensino indolor. Sem ansiedade ou excludente. O ensino é para qualquer pessoa. É neste momento que o ensino on-line se destaca. A modalidade se torna protagonista nesse processo de libertação a quem ainda tem receio em aprender algo novo. Afinal, ele une a tecnologia, a qual todos nós estamos imersos diariamente, com o aprendizado.
O uso de recursos modernos durante o processo de ensino é capaz de verdadeiras maravilhas, algumas metodologias são tão fluidas que o aluno nem nota que está adquirindo conhecimento enquanto acompanha um conteúdo. Assim, o ensino on-line oferece um conteúdo de qualidade igual ou superior ao ensino presencial.
Para atingir o objetivo final muitas coisas são válidas tais como músicas, vídeos, áudios, histórias, jogos, brincadeiras, premiações. Engana-se quem acha que isso traz confusão, é o poder de escolha do aluno, a liberdade de decidir qual o caminho para o seu aprendizado, que torna tudo isso mais divertido ainda. Até mesmo o contato com alunos e professores é diferenciado, imediato e facilitado, no on-line o aluno está a um clique de distância das respostas às suas dificuldades.
Marcus Lemos é é CEO e fundador da Nubbi e Multiplique Resultados