Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Glorinha MameluqueAdvogada e escritora

Uma carta para o futuro

Publicado em 10/07/2024 às 19:00.

Em agosto desse ano será realizada em Fortaleza, Ceará e em Mossoró, Rio Grande do Norte, a Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras, comemorando os 10 anos de sua existência. Na ocasião, será aterrada no Museu do Sertão, em Mossoró, a Cápsula do Tempo que será aberta daqui a 50 anos, ou seja, em 2074. Foi solicitado aos membros oficiais da Rede que escrevessem uma carta para o futuro. Fiz as contas e vi que daqui a 50 anos, eu e meus filhos teremos, se vivos, mais de 100 anos. Os netos estarão beirando os 80, o que me trouxe muita tristeza. Se eu tiver bisnetos ou trinetos, pode ser que algum deles ainda possa participar da abertura dessa Cápsula. Mas para participar do projeto, com amargura, escrevi a minha carta, da qual transcrevo uma pequena parte:

“Estamos vivendo em 2024, ano em que os temas mais presentes são as variações climáticas que causam verdadeiras tragédias, como as enchentes e desabamentos e ainda os conflitos no Oriente Médio que já datam de muitos anos. São muitos os avanços da tecnologia, inclusive o uso da Inteligência Artificial, que se desenvolve mais a cada dia. Fala-se muito em ideologia de gênero, em desenvolvimento sustentável, em meio ambiente, em direitos da mulher e do idoso. 

A minha carta é dirigida à minha família, o maior tesouro que tenho. É impossível fazer uma previsão para o que acontecerá daqui a 50 anos.

Sinto uma grande tristeza ao pensar que daqui a 50 anos, eu e meus filhos não estaremos mais aqui. Outras pessoas morarão na minha casa, todos os bens que tenho hoje serão divididos para outras pessoas, tudo aquilo a que me apeguei nesses 86 anos, não existirá mais. Nem gosto de pensar nisto. Prefiro viver a vida enquanto a tenho: escrever, viajar, participar de eventos, conviver com minha família nos aniversários, nos Natais e em todos os momentos importantes. Afinal, fazer o que gosto, sem me preocupar com previsões para o futuro, o que é impossível. Prefiro a afirmação popular: “O futuro a Deus pertence.”

Quero deixar um abraço a todos os que tiverem acesso a essa carta, e o meu desejo de que o mundo tenha alcançado a paz tão sonhada. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por