Após mais de 50 anos, eis que a Câmara Municipal de São Francisco houve por bem conceder o Título de Cidadão Honorário (in memoriam), ao Dr. Pedro Mameluque Mota, natural de Januária e que por duas gestões foi Prefeito daquela cidade. Na proposição do projeto apresentado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal Joaquim Johnny Ruas, assim se destaca:
“A folha de serviços prestados por ele o credenciam como cidadão para ser reverenciado e aplaudido. Tantas foram, e importantes as obras realizadas por ele: a construção do Fórum, a conclusão da Praça de Esporte, construção do Estádio Municipal de Futebol, a construção da estrada ligando Santana do São Francisco (Jibóia) a Icaraí, de grande importância para os produtores rurais, construção do Moinho de Calcáreo com atenção voltada para o desenvolvimento agrícola. Foi prefeito no mandato de 1963-1966 e de 1971 a 1972, sempre aclamado pela população, pois foi um governo de ação e de muita harmonia. E assim foi Dr.Pedro: homem íntegro, de excepcional caráter, dedicado e trabalhador. Atestam os são-franciscanos que conviveram com ele que acompanharam a sua trajetória que era honrado cidadão, exemplar chefe de família, sempre respeitando o direito dos outros,,sem fazer acepção de pessoas. E conclui; conceder o título de cidadão honorário é mera formalidade De fato jurídico, pois o maior reconhecimento é fato incontestável, ele é cidadão são-franciscano de fato.”
Nós, esposa, filhos e netos ficamos felizes com esse reconhecimento, embora tardio, mas sempre em tempo. E não poderíamos deixar de agradecer as pessoas que transformaram esse sonho em realidade: Rosalice Caetano Soares, que sempre esteve ao nosso lado, com carinho e dedicação e ao Dr. João Naves de Melo que proporcionou os meios para que esse momento ímpar na vida da nossa família se concretizasse.