Em 2019 fiz uma travessia diferente: esta, em uma casa sobre rodas, o motor home do meu sobrinho Athos Mameluque, em companhia da sobrinha Silvana e da prima Terezinha. Uma aventura diferente, percorrendo oito países da Europa e parando onde desse vontade. Inigualável!
Durante o percurso, haviam duas trilhas sonoras: músicas de Roberto Carlos em vídeos gravados e de Andrea Bocelli. Um dos preferidos era um show que ele fez no paradisíaco Porto Fino, na Itália. Por esse motivo, colocamos esse local no nosso roteiro.
Porto Fino é uma comuna italiana da região da Ligúria, província de Gênova. Era uma pequena aldeia de pescadores, mas atualmente são encontrados muitos iates de astros e estrelas do cinema americano e outras celebridades. Muitos o procuram para férias em ambiente de paz e silêncio. Aparece em vários filmes, e entre esses “The Wolf of wal street “com Leonardo Di Caprio. Giorgio Armani, George Cloney, Tom Cruise e Jennifer Lopez entre outros, ali costumam passar férias. Porto Fino é o balneário mais exclusivo da Itália e um dos mais famosos do mundo.
Chegamos à noite e estacionamos em uma pequena cidade, Santa Marguerita Ligure, de onde tomamos o ônibus para irmos a Porto Fino. A paisagem é estonteante e já era noite.
De manhã preferimos fazer o percurso de barco. Tudo isto me vem à cabeça lá no Mineirão, assistindo ao show de Andrea Bocelli. Desta vez mais envelhecido na aparência, mas com a mesma voz. Acompanhado algumas vezes por outra cantora de ópera, por Sandy, pela violonista maravilhosa e espetacular, além de um casal de bailarinos, que dançava enquanto ele cantava. Mas a apoteose foi a participação do seu filho Matheo, um lindo italiano, que com sua bela voz fez dupla com o pai. Foi emocionante. E nos deixou uma bela lição: ligados pela arte, mas deixando transparecer o carinho e afeto existentes entre pai e filho.
Na volta, comentei com Gustavo e Andrea, meus acompanhantes no show que havia me lembrado de um filme que vi há alguns anos, quando um pianista famoso teve uma paralisia nas mãos e não conseguindo terminar a música, seu filho continua onde ele parou.
Creio que o Matheo seguirá os passos do pai, com a mesma voz que herdou e que apresenta com muito carisma e simpatia.