Nos dias 13 a 16 de abril aconteceu o III Congresso Nacional e II Congresso Internacional da AJEB – Associação de Jornalistas e escritoras do Brasil. O evento foi realizado na Biblioteca Púbica Estadual, e contou com escritoras de todo o Brasil e algumas do exterior, como França, Holanda, Estados Unidos e Portugal.
A AJEB foi fundada em 08 de abril de 1970, em Curitiba, pela escritora Hellô Veloso Fernandes. Além de comemorar os 53 anos da fundação da AJEB, o ponto alto foi o lançamento da Coletânea “Originárias” que teve como tema “A força criativa do legado feminino” e contou com a participação de 80 escritoras de 20 Estados do Brasil, em mais de 300 páginas.
O evento que teve a direção da Presidente da AJEB Nacional e de Minas Gerais, a escritora Irislene Castelo Branco Morato, contou ainda com a posse de várias novas diretoras dos Estados, a Contação de Histórias por escritoras de livros infantis e ainda o lançamento coletivo de 20 escritoras, no saguão da Biblioteca Estadual, sede do evento.
Além de serem coautoras da Coletânea, Montes Claros se fez presente através das escritoras Angela Vera Tupinambá de Castro, Alcione Vieira, Evany Calábria, Marta Verônica Vasconcelos Leite, da Academia Feminina de Letras e Glorinha Mameluque.
Também apresentaram seus novos livros no lançamento coletivo, as escritoras Marta Verônica Vasconcelos Leite e Glorinha Mameluque.
O que aconteceu naqueles dias foi um grande congraçamento entre escritoras de todo o Brasil que se conheciam apenas pelas lives e redes sociais e tiveram a oportunidade de trocarem experiências, diminuindo assim as distâncias anteriormente existentes.