Ano de 2002. A Pastoral Familiar que tem como objetivo a evangelização da família e de TODAS as famílias, havia sido instalada na Diocese de Montes Claros, quando era Bispo o saudoso Dom Geraldo Majela de Castro. Mas apesar de estar com vários serviços implantados (evangelização de adolescentes, noivos, casais e qualquer família em qualquer situação) prescindia de um local onde pudesse se reunir. Eis que em um evento da Diocese, o Bispo diz que havia uma casa “caindo aos pedaços”, mas se alguma pastoral quisesse, poderia utilizá-la. Estávamos no evento, ao lado do Padre Alencar que era o Diretor Espiritual. Não pensamos duas vezes: “Queremos a casa”, falamos a uma só voz. Situada na Rua Grão Mogol, em estado precário. Fizemos campanhas e conseguimos fundos para trocar todo o telhado, consertar as paredes, construir banheiro que não tinha e melhorar as salas.
Aí foi instalado Centro de Orientação Familiar, uma das propostas do Plano Estratégico de ação da Pastoral Familiar no Brasil para o biênio 2002/2003. O objetivo desse centro era acolher famílias, criar e dinamizar consultórios familiares para atender casais e filhos com dificuldades, com psicólogos e outros profissionais voluntários e ainda ser um centro para guarda de materiais e acolhimento de pessoas que viessem de outras cidades da Diocese em busca de orientação.
Precisando encaminhar uma pessoa carente para atendimento psicológico, fiquei atônita ao saber que o Centro de Orientação Familiar, que tanto serviço prestou às famílias, foi fechado, após 22 anos de prestação de serviços. Decepcionada e indignada, pergunto: Qual o motivo? A família, que é tão ameaçada nos tempos atuais, deixou de ser uma prioridade? O Centro estava inoperante? Porque os dirigentes atuais não promoveram ações para torna-lo ativo como antes? Em tempo de tanto progresso, é um triste retrocesso.
A Pastoral Familiar da Arquidiocese (Diocese) de Montes Claros era modelo para outras Dioceses e o Centro de Orientação por muito tempo, era o único entre as Dioceses do Brasil, sendo apresentado em Congressos para que seu modelo fosse copiado. Uma lástima!