Will Nuneswillonorte@gmail.com

Vitória da democracia

Publicado em 31/10/2022 às 22:33.

Quem imaginava que a vitória do Lula causaria uma onda negativa, foi surpreendido com a força da democracia. Tirando o movimento dos caminhoneiros em alguns pontos do pais, tudo indica que teremos uma mudança de poder com liberdade e respeito as urnas. 
 
Coalizão 
Primeiro discurso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente domingo (30), fortaleceu a perspectiva de um governo de coalizão. Essa foi a leitura dos economistas Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real.
 
Novo tempo 
Textualmente, Lula disse em seu discurso que “esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora.
 
Sem virada
Lula alcançou 50,90% dos votos válidos, em Minas, obteve 50,20%. Enquanto Bolsonaro arrebanhou 49,13% no Brasil; no estado levou 49,80%. Apesar de diminuir a diferença de Lula no Estado, o governador Zema não uma fez a virada extraordinária tão prometida para o presidente .
 
Estados 
Somado nos 3 maiores Estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro) foi muito pior do que em 2018. O incumbente ficou, em votos válidos, 11,4 pontos percentuais abaixo do resultado de 2018. A diferença, se aplicada aos votos válidos desta eleição, equivaleria a 5,4 milhões de apoios extras ao presidente....
 
Bolsonaro e Michelle?
Após a derrota no segundo turno das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, deixaram de se seguir nas redes sociais. A novidade foi notada por diversos perfis de fofoca que já especulam o que pode ter acontecido com o casal presidencial.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por