A pouco mais de seis meses das eleições municipais, já é intensa a movimentação nos bastidores para a sucessão em Montes Claros, cidade-polo do Norte de Minas, com mais de 400 mil habitantes e um dos maiores colégios eleitorais do estado vive uma situação inusitada em relação o governo de Minas. Antes o Palácio da Liberdade tinha força politica na cidade na escolha de um candidato a prefeito, hoje ninguém fala sobre o apoio do governador Zema. Praticamente seu nome não é citado nas articulações políticas no município.
Janela aberta
Janela partidária é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Neste ano, a troca de legenda poderá acontecer de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro.
Xadrez
A partir de agora os pré-candidatos a prefeito de Montes Claros precisam saber mexer as peças no tabuleiro do xadrez para viabilizar suas respectivas candidaturas. Quem não souber , ficará no meio do caminho.
Mais Médicos
Mais de 1,5 mil médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior, iniciaram o primeiro módulo de acolhimento e avaliação do programa Mais Médicos. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que os profissionais passem a reforçar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) em 624 municípios e 15 distritos sanitários indígenas de todas as regiões do país.módulo conta com a participação de 1.515 médicos brasileiros com diploma do exterior e 82 estrangeiros. Após a conclusão da etapa, os profissionais se juntam aos médicos já em atividade pelo programa. Em 2023, o Mais Médicos contabilizava 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional e 86 milhões de brasileiros beneficiados com o atendimento. Informações Agência Brasil