As atenções políticas da região estão voltadas para esta quarta-feira (1º), quando o norte-mineiro e deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), 36 anos, assumirá o poder na Assembleia Legislativa. Deputado estadual desde 2011, filho de Luiz Tadeu Leite, prefeito de Montes Claros por três mandatos, Tadeuzinho tem como base eleitoral a região do Norte de Minas. Desde 2019, é o 1º secretário do Legislativo. Para este 4º mandato consecutivo, obteve 96,8 mil votos (2022).
Retorno
Câmara dos Deputados e Senado retomam as atividades nesta quarta (1º) com o desafio de avançar em temas de difícil consenso, mas considerados prioritários pelo governo Lula (PT), como a reforma tributária e o arcabouço fiscal que vai substituir o teto de gastos.
Mais Médicos
A Justiça Federal autorizou a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos. A decisão, assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão (do TRF da 1ª Região) atendeu a pedido de reintegração feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.
Aposentadoria
Os segurados do INSS estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos).
Auxilio gás
O programa Auxílio Gás continuará durante o governo Lula. O benefício voltará a ser pago em fevereiro. O valor é de 100% do custo médio do botijão de 13kg.Os depósitos começam dia 13, e o primeiro grupo a receber tem o NIS com final 1.
Desafio
Às vésperas da eleição do próximo presidente da Assembleia, Romeu Zema (Novo) enfrenta mais um desafio. Sem conseguir levar um deputado da base para o cargo, o governador começa o ano com 30 propostas de sua autoria paradas. Desde 2019, quando teve início, o governo de Minas protocolou 25 projetos de lei, três projetos de lei complementar e duas propostas de emenda à Constituição que sequer chegaram a ser apreciadas em plenário.