Apesar de reunir inúmeros partidos em torno da pré-candidatura de Guilherme Guimarães (UB) a prefeito de Montes Claros, o grupo da situação não abre mão para compor chapa com ninguém de fora da ala do poder. </CW><CW-35>
Show de Leonardo
A prefeitura contratou por R$ 650 mil o cantor Leonardo para o aniversário da cidade (3 julho). Enquanto a saúde grita por socorro em Montes Claros-MG, a atual gestão torra mais de meio milhão com show sertanejo. </CW>
Boatos
Cresce os rumores que tem pré-candidato a prefeito de Montes Claros que ficará no meio do caminho antes da convenção partidária (20 de julho a 5 de agosto).
Disputa em Porteirinha
Pela terceira vez o atual prefeito de Porteirinha , Juracy Freire (PSD) pode enfrentar o ex-prefeito Silvaney (PSB). Os dois disputam o poder desde de 2012. Silvaney ganhou duas vezes (2012/2016) e perdeu em 2020, quando indicou Hermínio Martins contra Freire, por apenas 11 votos. Agora, se desenha novamente duelo entre Juracy Freire e Silvanei.
Corte
A falta de ajuda do governo Romeu Zema (Novo) para a prestação dos serviços de assistência social nos municípios virou alvo de uma cobrança dos prefeitos à administração estadual. Os prefeitos temem que o governo repita o corte de recursos do orçamento destinado ao setor, que neste ano chegou a R$ 1 bilhão. “Nós temos fontes para financiamento da saúde, que os municípios são obrigados a investir 15%. Nós temos a obrigação de 25% na educação. Mas a assistência social, em que as demandas a cada ano crescem mais, não tem uma fonte de financiamento”, alerta Marcos Vinicius Bizarro, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM).
Inclusão
A PEC 37/2022, de relatoria do senador Efraim Filho (União-PB), prevê a inclusão das guardas municipais e dos agentes de trânsito nas carreiras de segurança pública. A matéria foi colocada na pauta de votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado com voto favorável do relator, mas não chegou a ser discutida. Após passar pela comissão, deve seguir para a Câmara.