O STF aprovou a revisão da vida toda da aposentadoria do INSS, que permite que aposentados usem todos salários recebidos para calcular o valor da aposentadoria, e não apenas os pagamentos após julho de1994, como era a regra.
Fila no INSS
Há cerca de 5 milhões de processos em análise. A fila é considerada grande pela equipe de transição do presidente eleito Lula, que já começou a coletar dados no Ministério do Trabalho e Previdência para fazer diagnóstico da situação. Estes processos estouraram o prazo de 45 dias para serem resolvidos, o que é considerado atraso.
Leninha na liderança
A deputada estadual Leninha (PT) é citada como provável sucessora de André Quintão (PT) na liderança da oposição ao governo Zema (Novo) na Assembleia. O posto deve permanecer nas mãos do PT, já que o partido iniciará 2023 com a maior bancada da Casa.
Biografia
O ex-presidente José Sarney, um dos políticos mais influentes da história do país, fechou contrato com uma editora nacional – nome não revelado – para que sua “Autobiografia” seja publicada.
Detalhe
Pelo acordo, a obra não sairá em vida. Isso porque Sarney fez um relato histórico minucioso, sem poupar aliados e desafetos. Será a visão do ex-presidente sobre os principais pontos da história vividos por ele, como a costura política que culminou no apoio dado a Lula este ano.
Em alta
Especialistas afirmam que as aglomerações para compras de fim de ano, jogos da Copa e festas Natal e Ano Novo vão impulsionar a alta de casos de Covid-19 .
Tucanos sem asa
O tucanato sem asa para voar. Com a perda de espaço político nas eleições deste ano, o PSDB tem discutido uma ampliação da federação que já compõe com o Cidadania. O objetivo é formar um bloco que vem sendo chamado por algumas lideranças de “centro democrático”. A ideia é atrair, pelo menos, mais duas legendas. Uma delas seria o Podemos, que incorporou o PSC.