O Norte de Minas novamente peca em não votar em nomes da região. Apenas três federais obtiveram sucesso. Os atuais Marcelo de Freitas (União Brasil), Paulo Guedes (PT) e a india Célia Xacriabá, de São João das Missões, que soube explorar bem a rede social na questão indígena e ambiental para ocupar seu espaço na Câmara Federal.
Estaduais
Além de Leninha (PT), elegeram Gil Pereira (PSD), Tadeuzinho (MDB), Arlen Santiago (PTB) e Oscar Lisandro (PP). Perderam cadeiras Zé Reis e Carlos Pimenta.
Votos fora
Sem representação regional novamente, a região vai depender de migalhas de deputados de outras regiões. Isso representa falta de recursos para saúde, educação, social e infraestrutura.
Direita e esquerda!
Posição ideológica tirou a sensibilidade da importância do voto consciente. Falácia, discurso vazio e falta de narrativa substituiram o pragmatismo.
Maioria
O vice-governador eleito na chapa de Romeu Zema (Novo), professor Mateus Simões (Novo), considerou que o resultado das eleições na Assembleia Legislativa será muito positivo para a segunda gestão de Zema. Segundo Simões, o importante é que a base de governo é maioria hoje.
Trovão
Investigado pela PF, réu em inquérito do STF e usando tornozeleira eletrônica após ter fugido para os EUA e ter sido preso, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, foi eleito para a Câmara dos Deputados com 71,140 mil votos em Santa Catarina, pelo PL, sendo o quarto mais votado no estado.
Apoio
Reeleito, Romeu Zema disse que as negociações relativas a um apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) estão avançadas. E considera que apoio ao PT é “impossível”.
Negras na Assembleia
A representatividade negra na Assembleia aumentou: de três para quatro as deputadas pretas. Três do PT: Leninha (65.864 votos); Andréia de Jesus (51.120) e Macaé Evaristo (50.416) e uma do Rede, Ana Paula Siqueira (33.621).