Se a oposição em Montes Claros deseja assumir o poder, precisa começar articular a partir de agora. Com o caixa cheio e projetos para implantar entre o fim do ano e o começo de 2024, o prefeito Humberto Souto vai pavimentando sua sucessão.
Amarrado
O deputado estadual Gil Pereira precisa desenrolar um nó para ser candidato a prefeito de Montes Claros no próximo ano: deixar o partido, o PSD. A legenda é ligada ao presidente Lula, o que pode puxar seu tapete na disputa contra o PT na cidade.
Troca de partidos
Vereadores estão esperando apenas abrir a janela política no próximo ano para trocarem de partido. Dizem que o troca-troca em Montes Claros promete.
A base do PT
Em 10 de fevereiro de 1980, cerca de 2 mil sindicalistas, representantes de movimentos sociais, religiosos e ativistas de esquerda se reuniram para pensar em projeto que representasse as classes populares na política. Daí nasceu o Partido dos Trabalhadores (PT) que, mais tarde, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva se tornaria a sigla mais vitoriosa em eleições presidenciais na história democrática do país.
Novo mínimo
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, indicou que o governo deve promover um reajuste do salário mínimo em 1º de maio: R$ 1.320, ante os atuais R$ 1.302, valor que já estava previsto na Lei Orçamentária Anual de 2023 e vigora desde janeiro.
Na estrada
Em pouco mais de 40 dias de governo, o vice-governador Mateus Simões (Novo) percorreu dez municípios em cinco grandes regiões de Minas Gerais – Norte, Triângulo, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Alto Paranaíba – em agendas oficiais sem o chefe do Executivo, Romeu Zema (Novo). O projeto é tornar Simões conhecido e possibilitar sua candidatura ao governo em 2026. Fato que já tem gerado ciúmes entre os aliados.
Segurança
O governo de Minas informa que já foram contratados 4.213 policiais militares nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022. Para os próximos quatro anos, serão incorporados 10.268 novos policiais, dos quais 3.250 serão somados ao efetivo já em 2023, declarou o governo de Romeu Zema.